
O combate ao assédio e iniciativas para promoção do respeito e inclusão nos ambientes de trabalho foram destaque na reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), na última sexta-feira (29), na Casa da Indústria. A juíza Simone Medeiros, do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN), foi recepcionada pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e pelos diretores da Federação para falar sobre a importância do tema.
A magistrada destaca a relação do assunto com as atualizações da Norma Regulamentadora 1 (NR1), que passa a demandar das empresas um plano de gerenciamento de riscos psicossociais relacionados ao trabalho.

Ela apresentou dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que apontam que 11,48% dos afastamentos ocorrem por adoecimento mental. “Os números chamam a atenção para a necessidade de prevenção. Os acidentes e afastamentos podem ser evitados se houver uma gestão correta de todos os riscos”, enfatiza a juíza.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, ressalta que quando o assunto é saúde e segurança no trabalho, a prevenção é mais eficiente do que a reparação. “O Sistema FIERN, através do seu braço social, que é o SESI, já tem diversas ações desenhadas para atuar junto às empresas e prepará-las para diversas situações”, destaca.

“Esse é um tema bastante sensível, com mudanças constantes e que envolve influências externas ao trabalho, mas estamos atentos para auxiliar os diversos setores”, completa Serquiz.
A superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra, elencou as diversas iniciativas que a instituição tem desenvolvido para auxiliar as indústrias na promoção da saúde e segurança no trabalho, inclusive na área da saúde mental. “As ações são bastante abrangentes, não se limitando às mudanças na NR1, mas para fazer valer a missão de cuidar da saúde no trabalho de forma integral”, frisa.
O desembargador e presidente do TRT-RN, Eduardo da Rocha, também participou da reunião. “É uma alegria estar na FIERN para presenciar esse debate tão rico e engrandecedor, bem como ouvir a preocupação da classe empresarial com o presente e o futuro do nosso estado. Sabemos que estamos num estado que muito precisa se desenvolver e a Justiça do Trabalho, no seu papel de justiça pacificadora das relações entre empregadores e empregados, tem procurado incutir a cultura conciliatória”, pontua.
Ainda na reunião, o Sistema FIERN e o TRT-RN assinaram um acordo de cooperação técnica para serviços de Saúde e Segurança no Trabalho (SST), por meio do SESI-RN. Com a parceria, os servidores do tribunal terão condições especiais nos serviços da SESI Clínica.
