
O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Norte (SINDLEITE/RN) cumpre agenda de cooperação na província argentina de Santa Fe, que abriga um dos principais polos de produção e industrialização de leite da América Latina. A delegação do sindicato participa do Santa Fe Business Forum, que começou nesta segunda (1º). O evento internacional é promovido pelo governo da província e tem o objetivo de conectar empresas locais a compradores e investidores globais.
Segundo os organizadores, a edição deste ano reúne empreendedores de 45 países, entre representantes de fundos de investimento, startups e empresas de setores relacionados aos laticínios. A programação segue até sexta-feira (5) e inclui rodada de negócios, fórum de investimentos, apresentação de projetos inovadores para captação de recursos, visitas a mais de 30 polos industriais da província e exposição de equipamentos, tecnologias e máquinas.
O evento contempla ainda áreas como agroindústria, biotecnologia, economia do conhecimento, alimentos processados, maquinário agrícola e energias renováveis.
A missão do setor de laticínios do RN foi articulada pelo Consulado da Argentina no Recife, em parceria com o SINDLEITE/RN e o Centro Internacional de Negócios (CIN) da FIERN. O CIN conduz uma agenda de cooperação com o consulado e com o sindicato, que resultou nesta iniciativa.
O foco da missão, que foi viabilizada com o diálogo de cooperação, é a prospecção de novas tecnologias para o setor de laticínios. A expectativa é que essa cooperação se mantenha e fortaleça o setor, com o intercâmbio de tecnologias argentinas aplicadas às indústrias potiguares.

“Temos um parque industrial distribuído nas diversas regiões do Rio Grande do Norte, mas enfrentamos desafios. Para avançar na competitividade, aderimos ao Procompi e, agora, este intercâmbio na Argentina também será relevante em termos de conhecimento para o setor”, afirmou o presidente do SINDLEITE/RN, Túlio Veras.
A declaração foi dada durante reunião da Comissão de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Corimex) da FIERN, realizada em 27 de agosto, quando a cônsul-geral da Argentina, Julieta Grande, apresentou oportunidades de aproximação econômica entre o país vizinho e o Rio Grande do Norte.
“Houve um trabalho muito dedicado do consulado, do SINDLEITE e da FIERN, por intermédio do CIN, para viabilizar a participação dos empresários do setor de laticínios do Rio Grande do Norte no Santa Fe Business Forum”, destacou a cônsul. Ela lembrou que a província concentra não apenas empresas produtoras e beneficiadoras de leite, mas também indústrias fabricantes de equipamentos e desenvolvedoras de tecnologias voltadas ao setor. “Por isso, a participação nesse evento é tão relevante para os empreendedores. Essa agenda de cooperação é muito importante e trará oportunidades para o setor”, completou Julieta Grande.