COINCITEC apresenta soluções para indústrias em lançamento de edital em parceria com FAPERN e Sebrae-RN

3/09/2025   17h09

 

A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC) apresentou, nesta quarta-feira (03), um edital que vai apoiar a realização de pesquisas aplicadas para o desenvolvimento de soluções inovadoras em micro e pequenas indústrias do Rio Grande do Norte. O lançamento ocorreu durante a 3ª reunião da Comissão, realizada na Casa da Indústria, e é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a FIERN, a FAPERN e o Sebrae-RN.

 

O objetivo é contemplar 12 indústrias potiguares – sendo seis na Grande Natal, três em Currais Novos e três em Pau dos Ferros – com projetos de pesquisa científica aplicada capazes de gerar soluções tecnológicas ou de gestão que fortaleçam a competitividade e a inovação no estado.

 

A chamada busca empresas dispostas a apresentar desafios reais relacionados às suas áreas de atuação, explica a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo, que poderão ser solucionados por meio de pesquisa e desenvolvimento.

 

O edital representa, na avaliação do presidente da Comissão, Djalma Júnior, uma oportunidade para transformar a realidade das indústrias potiguares. “É o primeiro edital que conecta diretamente a atividade industrial, uma fundação de apoio e a academia. As empresas terão à disposição, durante 12 meses, um bolsista custeado pela fundação, independente da área do negócio, justamente para implantar inovação e extrair projetos inovadores que impactem no resultado”, afirmou.

 

A coordenadora de projetos da FAPERN, Rebeca Marota, destacou que a iniciativa também marca um avanço na interiorização da pesquisa aplicada. “Sabemos da dificuldade que o estado ainda tem em fazer inovação, porque é algo muito recente, mas esta é uma iniciativa essencial para fortalecermos a cultura de inovação no RN. Estamos de mãos dadas construindo essa cultura para o estado”, disse.

 

Além do lançamento do edital, o encontro também debateu a importância de políticas públicas voltadas à inovação e apresentou experiências do Ecossistema Local de Inovação de Natal (ELI Natal) e da Construção Civil (ELI Construção Civil), e reforçou a integração de atores e iniciativas que fortalecem o ambiente inovador no Rio Grande do Norte.