FIERN participa do Almoço Empreendedor com o empresário Clóvis Tramontina

5/09/2025   10h56

 

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) participou, nessa quinta-feira (4), do Almoço Empreendedor com o industrial Clóvis Tramontina, que proferiu a palestra “Empreender não é um ato, é uma jornada”. O evento realizado pela CDL Natal, com apoio da FIERN, reuniu empresários da indústria e do comércio de todo o estado para conectar empreendedores e conhecer a história do empresário gaúcho, que foi presidente da metalúrgica. O diretor 1º tesoureiro e presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, representou o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, no encontro.

 

Neto dos fundadores da Tramontina, ele contou sua história como empreendedor até assumir a presidência do negócio, que atualmente conta com oito fábricas em todo o Brasil e 22 mil produtos no portfólio. O empresário destacou dois passos importantes para quem quer empreender: ter coragem e escutar as pessoas. “É preciso também ter os valores como uma bússola. São eles que nos orientam a cada curva, em cada subida e descida dessa jornada. Com valores, você se torna um líder de exemplo do bem, que orienta, estimula e forma pessoas”, acrescentou.

 

 

Vice-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Tramontina aponta que o estado enfrenta um apagão de engenheiros e um paradigma para a sucessão e liderança em empresas. “Os jovens atualmente não estão atraídos por seguir pelo empreendedorismo, então é necessário colocar esses temas em pauta para buscarmos soluções”, conclui.

 

“O evento é uma oportunidade para conhecer uma empresa de referência, entender um pouco da história dela e pensar numa temática que hoje é presença viva, não só nas federações, mas também nos movimentos jovens, que é o processo sucessório”, destaca o diretor Djalma Júnior.

 

“A Tramontina é uma empresa centenária e construiu isso, preparou todos esses sucessores para substituir os sucedidos e, ao mesmo tempo, tem esse perfil de empresa inovadora. Saímos muito felizes porque foi um evento que uniu comércio e a indústria, que se complementam, então houve total conexão e podemos pensar em projetos futuros lado a lado”, afirma.

 

Já o presidente da CDL Natal, José Lucena, afirma que o objetivo do encontro é unir os dois setores para gerar reflexões para o desenvolvimento da economia potiguar. “O comércio sem indústria não funciona e a indústria sem o comércio também não funciona. Então, pensando nisso, a gente quer que os empresários reflitam sobre o que podem fazer para melhorar, para um dia chegar a ser uma indústria como a Tramontina.”

 

Também participaram do evento o diretor 1º secretário da FIERN e presidente do SINDCAFÉ-RN, Heyder Dantas, os vice-presidentes da FIERN Edilson Batista da Trindade, Ednaldo Mendonça Barreto, presidente do SINDAL-RN, Sílvio Torquato Fernandes, Maria da Conceição Rebouças Duarte Tavares, presidente do SINDPLAST-RN; os diretores da FIERN Antônio Leite Jales, Sandro Jorge Peixoto de Lima, Marinho Herculano de Carvalho, presidente do SINDVEST-RN, Tercina Mafalda de Amorim Suassuna, Gustavo Henrique Calafange Motta, presidente do Sindcouros/RN; Silvio Bezerra, Heuler Matos; a presidente do SINDISORVETE-RN, Zauleide Queiroz, e o presidente do SINDFRUTAS-RN, Ricardo Valença.