
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu nesta segunda-feira (8), na Casa da Indústria, representantes da Aura Borborema, empresa do grupo Aura Minerals. Durante o encontro, foram apresentados os serviços e as casas do Sistema FIERN – SESI, SENAI, IEL – além de discutidos os potenciais de desenvolvimento do setor mineral no estado.
Serquiz destacou o papel da Federação na defesa dos legítimos interesses da indústria potiguar e o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte, citando, entre outras iniciativas, a atuação na atualização da legislação ambiental estadual.
O presidente também ressaltou a importância da chegada da Aura Borborema, que se filiou ao Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e Minerais Não Metálicos do RN (SINDMINERAIS-RN).
“A aproximação da indústria potiguar com empresas que chegam ao estado é parte da nossa estratégia de gestão. A Aura traz investimentos relevantes e, ao se vincular ao sindicato, reforça a perspectiva de crescimento do setor mineral no Seridó. Além disso, a empresa demonstra um alinhamento com práticas ESG, de preservação ambiental e relacionamento comunitário, que refletem um novo perfil do empresariado brasileiro e potiguar”, afirmou Serquiz.

O diretor de Operações da Aura Borborema, Fred Silva, avaliou positivamente o encontro e ressaltou a relevância da parceria. “É o primeiro momento em que temos a oportunidade de apresentar nossas estruturas e o que estamos realizando na região do Seridó. Aproximar-se da FIERN, uma instituição consolidada, fortalece a gestão do nosso ativo, amplia parcerias e cria um canal de comunicação para o desenvolvimento da região”, disse.
Também participaram da reunião Fernanda Pinto, gerente financeira da Aura Borborema; Max Delfino, gerente de RH e Comunicação; e Pedro Albuquerque, assessor técnico do Observatório da Indústria MAIS RN.
A Aura Minerals é uma mineradora de ouro, cobre e metais básicos com atuação nas Américas. No Brasil, sua maior operação em volume de produção será em Currais Novos, por meio da Aura Borborema, que gera aproximadamente 900 empregos diretos e 3.600 indiretos na região.