
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, recebeu nesta terça-feira (09) o vice-governador Walter Alves para a apresentação da Agenda Propositiva da Indústria. O documento, elaborado pelo Observatório da Indústria Mais RN, reúne propostas estratégicas em eixos prioritários como infraestrutura, obras, governo e políticas públicas, com o objetivo de orientar investimentos e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado. O encontro aconteceu na Casa da Indústria, em Natal, e contou com a presença de representantes do setor produtivo e do Governo do Estado.
Durante a reunião, Roberto Serquiz destacou a relevância da Lei de Política Industrial encaminhada pela governadora Fátima Bezerra à Assembleia Legislativa, ressaltando a importância de se enxergar os potenciais de cada região do RN, como fruticultura, indústria têxtil e petróleo, sobretudo diante do fim dos benefícios fiscais previstos para 2032. Também apresentou iniciativas já em andamento, como o programa de Interiorização da Educação, iniciado em Acari e ampliado neste ano para Jucurutu, Jardim do Seridó, Parelhas e Serra Negra do Norte.
“Essa reunião com o vice-governador, que irá assumir o governo a partir de abril, foi exatamente apresentando aquilo que é possível ele executar dentro desse pequeno período que vai governar. Tudo que nós apresentamos tem uma relação com o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do RN, com detalhamento, dados e caminhos para que ele possa avançar com segurança”, afirmou Serquiz.
O vice-governador Walter Alves elogiou o trabalho desenvolvido pela FIERN e pelo Mais RN. “Primeiramente, parabenizar a FIERN, o seu presidente Roberto Serquiz e toda a equipe do Mais RN. É um trabalho elaborado com muito cuidado, que certamente vai acrescentar muito para os próximos gestores. São projetos estruturantes em várias áreas, em tecnologia, energia renovável, energia solar, eólica, offshore, hidrogênio verde. Foi um aprendizado muito bacana hoje à tarde”, disse.

Pedro Albuquerque, gerente do Mais RN, reforçou a necessidade de posicionar o Rio Grande do Norte em um cenário mais competitivo. “O RN precisa se conectar nacionalmente para efetivar o potencial logístico de hub nacional e internacional que temos vocação. É essencial garantir atenção aos setores estratégicos e aos potenciais econômicos do estado para atrair os investimentos necessários”, afirmou.
A apresentação também contou com a participação da gestora de Políticas Públicas, Mariana Fernandes, e da analista de Negócios, Suellen Torres.
Soluções para o Terminal Pesqueiro de Natal

O presidente também recebeu, nesta tarde, o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), João Maria, e o CEO da TURC Operações Marítimas, Lessany Nassiff, para discutir soluções para o Terminal Pesqueiro de Natal. O superintendente fez uma apresentação dos estudos para otimizar a estrutura viária no entorno do TPP, localizado no bairro da Ribeira.
A empresa Turc Operações Marítimas, atuante na área de engenharia e manutenção naval no Rio Grande do Norte, foi a vencedora do leilão de concessão do Terminal Pesqueiro Público de Natal (TPP) realizado pelo Ministério da Pesca e da Aquicultura.