Sistema FIERN tem núcleo de pesquisa e inovação para a indústria, afirma Serquiz

6/10/2025   16h45

 

 

O presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, destacou nesta segunda-feira (6) que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), no Rio Grande do Norte, vai além da excelência na formação profissional. Ele afirmou que a instituição, que integra o Sistema FIERN, é hoje um núcleo de pesquisa aplicada e inovação essencial para o avanço da indústria potiguar.

 

 

Serquiz apontou que o Centro de Tecnologia de Petróleo, Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Energias Renováveis (ISI-ER), instituições do SENAI no Estado, possuem “programas e projetos voltados à inovação e ao desenvolvimento”. A declaração foi feita durante um pronunciamento no encontro do Fórum LIDE Regional de Tecnologia, promovido pelo LIDE RN (Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Norte).

 

 

Na ocasião, o presidente da FIERN afirmou que as mudanças tecnológicas e digitais das últimas décadas criaram um cenário que exige inovação, motivando empresas e instituições a adotarem uma postura disruptiva. “É o caso do SENAI no Rio Grande do Norte”, salientou. E enumerou projetos do SENAI/RN que demonstram a capacidade da instituição de inovar e de alinhar sua atuação às potencialidades, exigências e vocações do estado.

 

 

Entre os exemplos, mencionou a infraestrutura instalada nas unidades do SENAI/RN para a produção das boias necessárias à pesquisa Bravo, que levanta variáveis oceanográficas e climáticas para o desenvolvimento da geração de energia offshore. Ele citou também a instalação de uma usina fotovoltaica para pesquisa e treinamento. “Tudo isso está de acordo com a missão da instituição”, frisou.

 

 

Pioneirismo Eólico Offshore

 

O presidente lembrou ainda que o SENAI/RN se tornou a primeira instituição do país a obter a licença ambiental do IBAMA para um projeto de energia eólica offshore. O empreendimento será instalado no mar de Areia Branca e funcionará como um “Sítio de Testes”, promovendo estudos e o desenvolvimento de tecnologias que ajudem a subsidiar futuros investimentos no setor.

 

 

“Também é oportuno informar que a FIERN terá, a partir de novembro, um Observatório da Indústria Mais RN ainda mais digital e tecnológico, para receber investidores e pesquisadores que queiram conhecer o potencial do Rio Grande do Norte”, destacou Serquiz.

 

 

 

 

Era Digital

 

O Fórum LIDE Regional de Tecnologia ocorreu no auditório do Holiday Inn, em formato de palestras e almoço empresarial. O evento reuniu lideranças de diversos setores para debater os rumos da economia na era digital.

 

 

O encontro contou com a participação de Walter Longo, estudioso da “era pós-digital” e referência em inovação e transformação digital, e de Luis Lourenço, Diretor de Canais, Parcerias e Expansão Internacional da RD Station, empresa líder em marketing e vendas digitais na América Latina.

 

 

Os palestrantes abordaram a competitividade das empresas com o avanço da inteligência artificial e seus impactos nos negócios, a revolução tecnológica em curso, a aceleração da transformação digital e como os líderes devem se preparar para navegar nesse novo cenário global.