FIERN Jovem debate impactos da Reforma Tributária e importância do compliance para as MPEs

8/10/2025   14h48

 

Os membros da FIERN Jovem se reuniram, nesta quarta-feira (8), na Casa da Indústria, para discutir os impactos da Reforma Tributária e a importância do compliance nas micro e pequenas empresas. O encontro contou com apresentações de especialistas e momentos de debate sobre os desafios e oportunidades que o novo cenário tributário trará ao setor produtivo.

 

O diretor comercial da Gestus, Robson Gomes, apresentou as principais mudanças previstas com a implantação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), cuja fase de testes está prevista para 2026. Ele mostrou simulações de incidência de impostos após a reforma, com destaque para as alterações específicas no setor de alimentos.

 

Segundo Robson, o período de adaptação exigirá atenção e planejamento por parte das empresas. “As pessoas estão achando que, quando começar a valer, vai ‘virar uma chave’ e funcionar, mas não vai”, afirmou.

 

O encontro também contou com participação do advogado e mestre em Direito, Canindé Alves, que apresentou os pilares do compliance, como avaliação de riscos e código de conduta. Ele destacou que o conceito vai além do cumprimento de normas. “Todas as empresas nascem de um risco que muitas vezes não está à mostra. A avaliação de risco é, sem dúvida, um importante eixo do compliance. O risco não basta ser classificado, mas precisa ser trabalhado”, explicou.

 

 

O presidente da FIERN Jovem, Djalma Júnior, destacou a importância de adaptar práticas de governança e ética às realidades de cada empresa. “A gente precisa pensar em um código de ética estruturado e em pequenos modelos para pequenos negócios. É importante implementar políticas e regras, respeitando as particularidades de cada setor”, afirmou.

 

Novos membros da FIERN Jovem compartilharam ainda suas experiências empresariais: Vitória Sanny (Indusmetal), Rafael Varella (Salino Natal), Fabyana Calaça (Padaria Quitanda & Pães), Gustavo Vieira (Haute Ambientes) e Géssica Araújo (Commuto Móveis).

 

A reunião também contou com a apresentação de startups que participarão do evento GO!RN, que acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Convenções de Natal. Promovido pelo Sebrae-RN, o evento será voltado para negócios, inovação e tecnologia, com foco em micro e pequenas indústrias. O consultor Marcelo Bandiera e a analista Daniela Tinoco, do Sebrae-RN, também participaram do momento.