Presidente do SIFT-RN participa do Fórum Nacional da Mulher Empresária durante Festival Curicaca

10/10/2025   12h14

 

 

 

O protagonismo feminino na indústria e no empreendedorismo ganhou destaque no Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em Brasília. Na quinta-feira (9), o evento recebeu o Encontro do Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME), promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reuniu lideranças de diferentes estados para discutir caminhos e estratégias que fortaleçam a presença das mulheres nos negócios e no setor produtivo.

 

 

A indústria do Rio Grande do Norte esteve representada pela presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), Helane Cruz, que também participou do encontro Convergência Mulheres Mercosul, ainda no Festival.

 

 

“Participar de um Fórum Nacional das Mulheres representando o estado do Rio Grande do Norte é uma responsabilidade enorme, mas é também com muita alegria que eu o faço porque estou dentro de uma Federação, inclusive já com uma grande representatividade feminina, seja como presidentes de Sindicatos, vice-presidentes, diretoras da Federação, seja como executivas. A nossa Federação, a FIERN, tem uma preocupação enorme com as mulheres”, destaca Helane Cruz.

 

 

“Estar numa conexão nacional para trabalhar em rede, fomentar esse olhar sobre qualquer oportunidade de negócio é o meu papel. Hoje, só está sendo ampliado, porque a gente já faz isso aqui no estado, uma vez que trabalhar em rede reduz o percurso. Estar integrada ao que está acontecendo nacionalmente, tem um valor enorme, então, é uma honra para mim“, conclui a presidente do SIFT-RN.

 

 

Atualmente, o Fórum é composto por 52 integrantes, representando todos os estados brasileiros e os principais segmentos econômicos. O grupo atua em rede para estimular o empreendedorismo, a inovação e a liderança feminina em diferentes frentes da indústria nacional.

 

 

A programação do encontro contou com nomes de destaque, como Janete Vaz, cofundadora do Grupo Sabin e vice-presidente do FNME, que compartilhou sua trajetória no empreendedorismo e os desafios enfrentados ao longo do caminho. Em seguida, o debate “Elas Conectam: experiências que inspiram e abrem portas” promoveu uma rica troca entre empresárias e representantes de federações da indústria de diversos estados. O encerramento ficou por conta da palestra “Encontre sua voz”, ministrada pela jornalista e psicóloga Fabiana Scaranzi, especialista em comportamento feminino.

 

 

A presença do Fórum Nacional da Mulher Empresária no Festival Curicaca simboliza um passo importante para fortalecer a representatividade feminina no setor produtivo. Ao lado das discussões sobre inovação, tecnologia e políticas industriais, o debate sobre liderança feminina reforça que o futuro da indústria brasileira será mais diverso, inclusivo e colaborativo. “Ninguém saiu daqui igual como entrou. As conexões e trocas feitas neste encontro nos renovam e nos impulsionam a continuar ocupando espaços. O caminho é longo, mas seguimos agora ainda mais fortalecidas”, afirmou Danusa Costa Lima, coordenadora do Fórum Nacional da Mulher Empresária, Superintendente de Compliance e Integridade da CNI e Chefe de Gabinete da Presidência.