A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) vai buscar, na feira de maior referência da indústria mundial, conhecimento, tendências e inovações que possam impactar em renovação e crescimento para o setor industrial potiguar. Nesta segunda (13), embarcam para uma missão para a Canton Fair, na cidade de Guangzhou, no Sul da China, uma comitiva da FIERN composta pelo presidente Roberto Serquiz, por integrantes da diretoria executiva e por diretores e presidentes de sindicatos de setores como Construção Civil, Alimentos, Bebidas, Bonelaria, Móveis, Café, Panificação, Pesca, entre outros.
A Canton Fair é uma feira multissetorial onde fabricantes chineses expõem seus produtos para compradores de todo o mundo. A feira cobre praticamente todos os setores: Eletrônicos, Têxteis, Brinquedos, Móveis, Maquinaria, Materiais de Construção, Artigos de Casa, Moda, entre muitos outros. É organizada pelo Ministério do Comércio da China e Governo da Província de Guangdong e conta com mais de 60 mil expositores. É onde são lançadas as principais novidades do mercado industrial e as tendências globais. O grupo participará da feira nas duas etapas realizadas neste mês: de 16 a 19 e de 23 a 26 de outubro.
“A participação dos empresários da nossa indústria na Canton Fair representa uma oportunidade estratégica para impulsionar a inovação, a competitividade e a internacionalização das empresas potiguares. Ao termos acesso direto a novas tecnologias, maquinários e soluções produtivas de ponta, podemos encontrar oportunidades para modernizar processos, reduzir custos e aumentar a produtividade”, avalia o presidente da FIERN, Roberto Serquiz.
Para o presidente da FIERN, a oportunidade de estar presente em um evento dessa magnitude também fortalece a competitividade das indústrias locais, pois proporciona acesso às tendências internacionais, práticas modernas de gestão e inteligência de mercado. A experiência na feira pode contribuir ainda para o desenvolvimento de uma cultura exportadora, permitindo que empresários compreendam melhor os requisitos técnicos e comerciais dos mercados internacionais, e se preparem para atender a esses padrões.
“Esperamos retornar ao estado com uma visão mais estratégica e global, fortalecendo não apenas as empresas, mas todo o ecossistema industrial do Rio Grande do Norte”, destacou Roberto Serquiz. Durante o período da viagem, que segue até 27 de outubro, a vice-presidente Conceição Tavares responderá interinamente pela Presidência da instituição, sendo a primeira mulher a estar à frente da Federação das Indústrias do RN.
Além dos diretores da FIERN, participarão da comitiva gestores da FIERN, SESI, SENAI e IEL e do Observatório da Indústria Mais RN, que irão conhecer de perto experiências da China em inovação e tecnologia.