
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) participou, na manhã desta terça-feira (14), da inauguração dos novos equipamentos do Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves”, em Natal. A instituição foi representada pelo diretor 2º tesoureiro e presidente do Sindicato da Indústria da Extração do Sal do Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN), Airton Torres.
A cerimônia contou com a presença da governadora do Estado, Fátima Bezerra, e do diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), Werner Farkatt, além de outras autoridades e representantes de instituições públicas e privadas.
Foram inaugurados o Meliponário Educativo, a Trilha dos Sentidos, o Sistema de Internet do Bosque e o Anfiteatro Pau-Brasil, equipamentos que reforçam o caráter educativo, científico e cultural do Parque das Dunas, uma das principais unidades de conservação ambiental do estado. Durante o evento, também foi realizada a assinatura de um Termo de Compensação Ambiental da CAERN, voltado à modernização da infraestrutura do parque.

Em sua fala, a governadora ressaltou os investimentos feitos para melhorias no local. “Natal está ganhando um belo presente: a melhoria na infraestrutura no Parque das Dunas. Para mim é motivo de muita alegria porque estamos cuidando cada vez mais do nosso meio ambiente”, disse Fátima Bezerra.
O diretor da FIERN, Airton Torres, destacou também a importância das melhorias no equipamento. “O Parque das Dunas é um patrimônio ambiental e cultural do Rio Grande do Norte. Ver o espaço receber investimentos em infraestrutura, tecnologia e educação ambiental é motivo de grande satisfação. Essas melhorias ampliam o acesso da população e fortalecem o papel do parque como referência em preservação e convivência com a natureza”, afirmou.
Criado em 1977, o Parque das Dunas foi a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte e atualmente é o 9º parque mais visitado do Brasil. Reconhecido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira, o Parque das Dunas é considerado o maior parque urbano sobre dunas do Brasil.