A presidente interina da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Maria da Conceição Tavares, participou da cerimônia de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, etapa estadual. A premiação — entregue na noite de terça-feira (14), durante solenidade no auditório da Casa da Indústria, sede da FIERN, em Natal — reconhece e destaca práticas de gestão pública com resultados positivos para a cidadania e o desenvolvimento dos municípios.
Coube à presidente interina da FIERN entregar os diplomas que certificam a premiação nos pilares: Educação, na categoria municípios com até 30 mil habitantes; Saúde e Bem-estar, para municípios entre 30 e 100 mil habitantes; e o prêmio principal, o “IGMA Geral Cidade Excelente”, que destacou os municípios com as pontuações mais expressivas nos critérios de avaliação.
Neste ano, Caicó foi um dos destaques, ao conquistar prêmios em diferentes pilares e se tornar o município potiguar mais premiado. Já no prêmio principal, o IGMA Geral (Cidade Excelente), os vencedores foram: Acari (até 30 mil habitantes), Pau dos Ferros (30 a 100 mil habitantes) e Mossoró (acima de 100 mil habitantes).
“O Prêmio Band Cidades Excelentes se consolida como um instrumento para a gestão pública e o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Por isso, foi uma alegria representar a FIERN, que é parceria desse projeto relevante”, afirmou Conceição Tavares.

Ela ressaltou que a iniciativa tem como objetivo incentivar e reconhecer as boas práticas de gestão pública nos municípios. “A partir da avaliação de áreas como Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura, Desenvolvimento Socioeconômico e Sustentabilidade, o prêmio oferece um panorama do desempenho das prefeituras, baseado em dados públicos e auditados pelo Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA)”, acrescentou.
Para a presidente interina, o prêmio representa um selo de eficiência para as prefeituras potiguares. “Além disso, celebra cidades potiguares, de pequeno a grande porte, e também inspira outros gestores a replicarem soluções eficazes”, observou.
Os vencedores estaduais agora avançam para a etapa nacional, em Brasília, onde disputarão o reconhecimento entre os melhores municípios do país.

O prêmio é baseado no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma ferramenta que utiliza Inteligência Artificial para analisar 71 indicadores públicos, consolidados em uma nota final. Esses dados são agrupados em seis pilares de avaliação: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.