
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) participou, no Palácio Felipe Camarão — sede da Prefeitura de Natal —, da recepção ao embaixador da Índia no Brasil, S. E. Dinesh Bhatia, nesta quinta-feira (23).
Ao lado do prefeito Paulinho Freire, o diretor segundo tesoureiro da FIERN, Airton Torres, destacou que a indústria potiguar está aberta ao diálogo e vê com otimismo as perspectivas de ampliar o intercâmbio econômico com empreendedores indianos.
“Percebemos amplas possibilidades em um novo ciclo de cooperação entre os dois países. O Rio Grande do Norte e, em especial, a indústria do nosso estado têm muito a contribuir e apresentam diversos setores com potencial para conquistar novos mercados com essa aproximação”, afirmou o diretor da FIERN.
Airton Torres acrescentou que encontros como esse favorecem o aprofundamento de contatos e a abertura de novas oportunidades de negócios internacionais entre empresas e setores econômicos do Rio Grande do Norte e países como a Índia, cuja atividade produtiva está em franca expansão.
“Estamos felizes em conhecer o embaixador. Colocamos a Federação das Indústrias à disposição e percebemos que ele está empenhado na prospecção de iniciativas para intensificar esse relacionamento”, ressaltou Airton Paulo Torres, que também preside o Sindicato das Indústrias de Extração de Sal do Estado do RN (SINDISAL).
Embaixador
O diplomata informou que o Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste que visita desde que assumiu a embaixada, há cerca de cinco meses.
“Neste diálogo, buscamos aprofundar as relações entre os dois países, o estado e a cidade. Temos a perspectiva de criar oportunidades de negócios e investimentos ao estreitarmos essas relações”, declarou.
Durante a reunião, o embaixador destacou as potencialidades e afinidades do estado com as indústrias de energias renováveis, mineração e turismo, ressaltando as possibilidades de intercâmbio para ampliar o fluxo de visitantes entre o Rio Grande do Norte e a Índia.
“Muito obrigado por me receberem nesta linda cidade. Natal me lembra a Índia — moderna e antiga ao mesmo tempo —, com semelhanças culturais que vêm de séculos de história. Queremos que a Índia seja uma das primeiras opções de parceria para o Brasil, especialmente aqui em Natal”, acrescentou Bhatia.
Natal
O prefeito Paulinho Freire afirmou que a reunião teve como objetivo aprofundar as relações institucionais e estimular parcerias estratégicas nas áreas de comércio, tecnologia, turismo, cultura e desenvolvimento sustentável.
“Estamos abertos a iniciativas que ampliem as oportunidades de investimento e inovação na cidade. A troca de experiências com países como a Índia pode gerar benefícios significativos para o desenvolvimento de Natal”, destacou o prefeito.
O secretário municipal de Planejamento, Vagner Araújo, ressaltou o potencial logístico de Natal e sua vocação para o turismo, reforçada pela característica intermodal da capital.
Inovação e tecnologia
Representando o setor de inovação, Jair Leite, diretor do Instituto Metrópole Digital (IMD), e Rodrigo Romão, diretor do Metrópole Parque Tecnológico, enfatizaram a relevância da Índia como referência mundial em tecnologia da informação.
“A Índia é uma grande inspiração para o nosso parque tecnológico. Seguimos exemplos como o da cidade de Bangalore e estamos abertos a parcerias que promovam pesquisa, inovação e transferência de conhecimento”, afirmou Romão.
O encontro contou ainda com a presença da vice-prefeita Joanna Guerra, da primeira-dama e secretária da SEMTAS, Nina Souza, além de autoridades municipais e representantes dos setores produtivo e tecnológico, entre eles: Rodrigo Romão (Metrópole Parque Tecnológico – IMD), Jair Leite (IMD), Sanclair Solon (Turismo), Vagner Araújo (Planejamento), , Sérgio Freire (SMG), Arthur Dutra (Sepae) e Cris Vidal (Comunicação).