Prorrogadas inscrições do Edital para selecionar empresas que vão participar do projeto em pesquisa aplicada

24/10/2025   17h04

 

As inscrições para o Edital nº 01/2025 — que seleciona empresas para participarem do projeto focado na importância da pesquisa aplicada para o desenvolvimento de soluções inovadoras nas empresas — foram prorrogadas. O prazo, que se encerraria neste domingo (26 de outubro), foi estendido até 9 de novembro deste ano. O edital tem como objetivo estimular a criação de soluções inovadoras que impulsionem o crescimento e a competitividade das empresas.

 

 

Acesse na íntegra o Termo de prorrogação: TERMO DE PRORROGAÇÃO Nº 01

 

 

“Considerando o elevado interesse de empresas do setor industrial em participar do processo seletivo, bem como o objetivo de ampliar a concorrência e garantir a ampla participação, a FIERN decide prorrogar o prazo para inscrições, em observância aos princípios da publicidade, motivação e transparência que regem os atos administrativos”, informa o termo de prorrogação, publicado nesta sexta-feira (24). As demais cláusulas, condições e prazos previstos no edital permanecem inalterados.

 

 

O programa oferece apoio de pesquisador-bolsista por 12 meses, acesso a soluções tecnológicas aplicadas e oportunidades de visibilidade e networking no ecossistema de inovação.

 

 

As inscrições foram abertas em 16 de setembro. Para participar, as empresas interessadas devem enviar a documentação para o e-mail inovapesquisa@fiern.org.br, acompanhada de um vídeo-pitch de até três minutos, apresentando o desafio de sua área de atuação.

 

 

O edital busca contemplar 12 indústrias potiguares — sendo seis na Grande Natal, três em Currais Novos e três em Pau dos Ferros — com projetos de pesquisa científica aplicada capazes de gerar soluções tecnológicas ou de gestão que fortaleçam a competitividade e a inovação no estado.

 

 

O presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC) e diretor primeiro tesoureiro da FIERN, Djalma Júnior, destacou, em sessão recente, que o edital representa uma oportunidade para transformar a realidade das indústrias potiguares.

 

 

“É o primeiro edital que conecta diretamente a atividade industrial, uma fundação de apoio e a academia. As empresas terão à disposição, durante 12 meses, um bolsista custeado pela fundação, independentemente da área do negócio, justamente para implantar inovação e desenvolver projetos que impactem no resultado”, afirmou.

 

 

A secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo, ressaltou que a seleção busca empresas dispostas a apresentar desafios reais relacionados às suas áreas de atuação, que poderão ser solucionados por meio de pesquisa e desenvolvimento.

 

 

As empresas interessadas devem propor um desafio real — seja um problema, gargalo ou oportunidade de inovação — relacionado ao seu processo produtivo, à gestão ou ao modelo de negócio. A partir disso, os pesquisadores-bolsistas irão colaborar com a empresa no desenvolvimento de soluções aplicáveis e personalizadas. Link para edital: https://drive.google.com/drive/folders/1DXIXhnzksMZpHdIPq2Pi2RX2WtkYGpb1

 

Clique e acesse na íntegra o Termo de prorrogação: TERMO DE PRORROGAÇÃO Nº 01