A importância do investimento em inovação foi destaque na fala do presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, que representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, na abertura do ELI Summit, evento promovido pelo SEBRAE Nacional que reúne atores dos ecossistemas locais de inovação de todo o Brasil. O encontro iniciou nesta terça-feira (4), no Centro de Convenções de Natal, com a participação de autoridades, empresários e atores de inovação.
“Que saiamos deste evento com a certeza que investir em inovação não é um luxo, mas uma necessidade. Inovar é mais do que criar e transformar realidades, é acender o amanhã”, ressaltou Serquiz.
O ELI Summit segue até a quinta-feira (6), com uma programação de oficinas e painéis que vão abordar os diversos temas para uma troca de experiência, agregação de conhecimento técnico e formação dos atores que estão inseridos nas ações de Ecossistemas Locais de Inovação.

“Ecossistemas de inovação bem conectados impulsionam o desenvolvimento de longo prazo. Quando empresas e instituições locais compartilham conhecimento e criam projetos coletivos, todos ganham, pois a região consegue alcançar importantes avanços econômicos, sociais e tecnológicos”, afirma o presidente da FIERN.
“Ambientes assim atraem investimentos, retêm talentos e são mais resilientes às crises. É por isso que territórios inovadores conseguem enxergar oportunidades nos desafios trazidos pela digitalização, pela transição energética e por outras mudanças que estão em curso no mundo”, completa Serquiz.

O diretor-técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, reforçou a importância da união entre os atores e entre os ecossistemas. “Trabalhar juntos é a maior inovação que podemos realizar. Se estivermos juntos com energia e vontade, conseguiremos aproveitar os diversos potenciais do nosso país. Temos tudo o que precisamos, só precisamos trabalhar juntos, com estratégias recortadas pelos potenciais regionais”, frisou.
O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, também enalteceu a importância dos ELIs no desenvolvimento regional. “Acreditar e apoiar os ELIs é garantir o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do futuro. O Sebrae-RN acredita que a inovação é feita de forma coletiva e com a colaboração de diversas pessoas”, disse.
Também participaram do evento o diretor-tesoureiro da FIERN e presidente da Comissão de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), Djalma Júnior; a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; e a secretária-executiva da COINCITEC, Susie Macêdo.