Serquiz destaca importância de pacto coletivo para retomada da capacidade de investimento do estado

5/11/2025   11h07

O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou a importância de um pacto entre o Poder Público, a população e o setor produtivo potiguar para a retomada da capacidade de investimento do Estado.

 

Serquiz ressaltou a necessidade de contenção de despesas nas contas públicas. “Hoje há um cenário de preocupação fiscal no Rio Grande do Norte onde precisamos fazer um pacto, envolvendo todos os poderes do Estado, a população e o setor produtivo ou teremos um futuro com o passado repetido”, frisou.

 

As declarações foram dadas em entrevista ao programa Jornal 96, da rádio 96 FM Natal, na manhã de terça-feira (4).

 

No contexto da situação fiscal, Serquiz também comentou a medida do Governo do Estado de antecipar o recolhimento de ICMS das empresas participantes do Proedi (Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN). “Cobrar antes de produzir e colher antes de plantar não é algo normal. Nós nos preocupamos muito com essa medida e passamos essa preocupação para o secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, porque diversas empresas não teriam dificuldade de realizar a antecipação”, ressalta.

 

Ele fez um histórico da situação fiscal do estado, com medidas que geraram desequilíbrio para os cofres públicos. “Essa situação fiscal do estado vem desde o governo Rosalba, quando acendeu o sinal amarelo com a primeira movimentação no fundo previdenciário. Em seguida, Robinson [Faria] assume para quatro anos e saca um enorme valor do fundo. Fátima assumiu com três folhas e meia de atraso, conseguiu reverter a situação, mas não conseguiu o domínio das despesas”, comenta Serquiz.

 

“O Rio Grande do Norte precisa dar férias às despesas. Quem assumir o Governo do Estado precisa fazer algo daqui para adiante, essa realidade precisa mudar e a FIERN está à disposição para dialogar e oferecer caminhos para superar esses entraves ao desenvolvimento do estado”, completou o presidente.

 

Na entrevista, Serquiz também abordou a importância e os resultados da missão empresarial da FIERN à China, com participação na Canton Fair 2025 – a maior feira de negócios do mundo – e visitas a indústrias chinesas. Ele ainda falou sobre o trabalho de capacitação e qualificação profissional realizada pelo SENAI-RN.

 

Confira a entrevista completa: