
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) recebeu, nesta quarta-feira (5), a visita da imagem peregrina da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação. A acolhida foi seguida de uma missa realizada no auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, com participação de colaboradores, diretores e gestores da FIERN.
O arcebispo metropolitano de Natal, Dom João Santos Cardoso, foi responsável por presidir a celebração da missa. “A Mãe da Apresentação nos inspira a cultivar a paz e exercer o perdão que instaura o vínculo e cura as feridas do coração. Acolher a imagem de Nossa Senhora na Casa da Indústria é reconhecer que a fé e o trabalho se unem na promoção da paz. A missão da FIERN encontra eco na missão cristã, que é promover a dignidade de todos”, disse.
O presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, também falou durante a celebração, ressaltando a mensagem de paz e união da homilia. “Receber uma imagem como a de Nossa Senhora de Apresentação na nossa casa é ter a presença divina. Ela traz a paz e a união. Lembro dos que trabalham nas escolas pelo cuidado que têm com nossos alunos, dos que trabalham nas clínicas pelo cuidado que têm com os trabalhadores das indústrias, aqueles que trabalham no administrativo e com a gestão. Agradeço a nossa senhora pela proteção e interseção na nossa caminhada.”
Também participaram da celebração o diretor 1º secretário da FIERN, Heyder Dantas; o diretor 1º tesoureiro, Djalma Júnior; os vice-presidentes Maria da Conceição Tavares e Edilson Trindade; o presidente do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles do RN (SINDICOUROS-RN), Gustavo Calafange Motta; e o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (SINDIPESCA-RN), Arimar França Filho.

A visita de Nossa Senhora da Apresentação à FIERN está incluída na peregrinação com a imagem, que antecede os festejos da 272ª Festa da Padroeira, realizada no período de 11 a 21 de novembro deste ano pela Arquidiocese de Natal, com missas, novenas, vigílias, procissão e corrida de rua. Nos últimos anos, a Casa da Indústria, sede da Federação, tem sido um dos locais escolhidos pela Arquidiocese para acolher a imagem que sai em peregrinação.
História da Padroeira de Natal
Conforme conta a tradição, na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra.
Quando abriram, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo. Dentro do caixote, havia uma imagem de Nossa Senhora do Rosário e uma mensagem: “Aonde esta imagem aportar, nenhuma desgraça acontecerá”.
A descoberta da Santa foi comunicada às autoridades eclesiásticas e como o dia 21 de novembro é o dia da Apresentação de Maria ao Templo de Jerusalém, a santa foi batizada como Nossa Senhora da Apresentação e proclamada padroeira da cidade do Natal.