
A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio da Unidade de Desenvolvimento Industrial, recebeu representantes da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), na Casa da Indústria, na manhã desta terça-feira (11). O encontro teve como foco o fortalecimento do diálogo e a identificação de oportunidades de cooperação com o setor produtivo potiguar.
Durante a reunião, a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, destacou o papel da instituição na articulação de informações estratégicas para novos investimentos no estado. “O investidor que chega ao Rio Grande do Norte nos procura para que possamos fornecer o maior número de informações possível”, afirmou.
Na ocasião, ela também apresentou as novas instalações do Observatório da Indústria MAIS RN, equipe responsável pela produção e análise de dados estratégicos sobre os setores industriais do estado.

O presidente da AEB, Marcos Chamon, ressaltou o interesse da instituição em ampliar a interação com a indústria local. “Temos uma atividade aqui no Rio Grande do Norte por causa da Base de Lançamento da Barreira do Inferno. Queremos nos aproximar da indústria potiguar”, disse.
O diretor-presidente do PAX, Olavo Bueno, reforçou o potencial de integração entre a cadeia espacial e outros segmentos. “Queremos mostrar à indústria local o quanto a indústria espacial pode contribuir para setores não espaciais”, destacou. Ele acrescenta que o objetivo da instituição é “fortalecer as instituições, descentralizar o desenvolvimento e fortalecer a economia e as indústrias locais”.
Também participaram do encontro, o economista do Observatório MAIS RN, João Lucas Dias; Adriana Corrêa, coordenadora da unidade da Agência Espacial Brasileira no RN; Raphael Rodrigues, diretor de Negócios do PAX; e Maurício Alcântara, coordenador do projeto Constelação Potiguar do PAX.