
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, participou, nesta sexta-feira (14), da assinatura simbólica que instituiu o Programa de Interiorização da Carcinicultura, durante a cerimônia de encerramento da Fenacam 2025, realizada no Centro de Convenções de Natal.
O ato marcou a sanção da Lei Complementar nº 798/2025, publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 6 de novembro, que atende a um pleito histórico dos produtores potiguares de camarão. A nova legislação cria instrumentos para estimular a expansão da atividade para regiões fora do litoral, ampliando as condições para o crescimento sustentável da cadeia produtiva.
Entre as medidas previstas, estão a isenção das taxas de outorga para uso da água e das taxas de licenciamento ambiental para empreendimentos de carcinicultura com área inundada produtiva de até 15 hectares, iniciativa voltada principalmente para pequenos e médios produtores.
Durante a cerimônia, o presidente Roberto Serquiz destacou o potencial da nova política para ampliar a presença da atividade aquícola no estado e fortalecer a cadeia produtiva. “Esse programa representa um passo importante para ampliar a competitividade da nossa cadeia produtiva. A interiorização da carcinicultura abre novas frentes de trabalho, diversifica a atividade econômica e fortalece a geração de renda em diferentes regiões do estado”, afirmou.
A governadora Fátima Bezerra destacou o caráter estratégico da política pública. “É o Governo do Estado segurando a mão dos pequenos e médios produtores, estimulando o desenvolvimento econômico regional e a geração de empregos no setor fora do litoral. Queremos desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental e compreensão estratégica da importância desse setor para o nosso estado”, disse.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, também reforçou o potencial da expansão para o interior. “É um passo fundamental para ampliar oportunidades, garantir competitividade e fortalecer a economia”, destacou”, ressaltou.

Sistema FIERN na FENACAM
O presidente da FIERN também visitou estandes de sindicatos e empresas associadas à instituição, como o Sindicato da Indústria da Pesca do RN (SINDIPESCA-RN) e a Vicunha, ligada ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do RN (SIMETAL-RN). Acompanhado por diretores, líderes sindicais e pela governadora Fátima Bezerra, Serquiz percorreu os espaços durante a programação da Fenacam.
No estande do SINDIPESCA-RN, ele foi recebido pelo presidente Arimar França, que participou como expositor nos quatro dias de feira e promoveu um momento de degustação de atum para visitantes e representantes da FIERN. Já no estande da Vicunha, o presidente foi recepcionado por Tercina Suassuna.
Também estiveram presentes no evento o diretor 1º secretário, Heyder Dantas; o diretor 2º secretário, Etelvino Patrício; o presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, que também é carcinicultor e integra os quadros da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC); o delegado do SINDIFRUTAS-RN, Heuler Matos; e a coordenadora de Relações Institucionais e com Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias.
A Fenacam chegou à 21ª edição como o maior evento do setor no país e reuniu produtores e pesquisadores da cadeia da aquicultura e carcinicultura de toda a América Latina. A programação incluiu dois dias de simpósios internacionais voltados à carcinicultura, paralelamente à feira. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), conta com mais de 220 estandes que reúnem as principais marcas nacionais e internacionais do setor.