
A presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem em Geral do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), Helane Cruz, representou a FIERN na solenidade de entrega do título de Cidadã Norte-Rio-Grandense à empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza, concedida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A sessão solene, realizada na tarde desta quinta-feira (27), reuniu parlamentares, representantes do setor produtivo, lideranças femininas para celebrar a trajetória da homenageada, reconhecida como uma das maiores lideranças empresariais e sociais do país.
“É um prazer representar uma Federação que reconhece o papel da mulher para o desenvolvimento do Estado, que reconhece que a vida das mulheres é transformada a partir do fazer um trabalho em empoderamento. A Luísa Helena Trajano representa a segurança, ela é uma inspiração, ela é luta, ela é muito disruptiva e são características que nós trabalhamos diariamente para nutrir as mulheres, que são da federação e que também consomem os nossos conteúdos em redes sociais, que convivem conosco em eventos”, destacou a presidente do SIFT-RN.

“A fala dela foi de um comprometimento com o Estado no desenvolvimento, com a empregabilidade, com a acessibilidade tendo um olhar diferenciado para os deficientes e o combate da violência contra a mulher, uma pauta que ela conta com muito orgulho que os seus trinta e cinco mil colaboradores, todos, atuam em prol da proteção um do outro. E quando um homem tira a vida de uma mulher todos nós perdemos, perde a sociedade, a família, os filhos, é um dano irreparável. Então, está representando a FIERN, ao se reconhecer com o título de cidadã potiguar uma mulher que tem como princípio esse tipo de bandeira, é uma honra”, frisou Helane Cruz.
Ao receber o título, Luiza Trajano agradeceu pela honraria, falou sobre a história da empresa e o perfil do Magazine Luiza e anunciou que pretende ampliar a presença da empresa no Rio Grande do Norte. “Sempre que recebo um título como esse, eu me comprometo mais com o país. E vou dizer com o que eu estou me comprometendo. Não sou de fazer diagnóstico somente, mas de fazer acontecer”, afirmou a empresária.
“Prometo que vamos aumentar o número de lojas e o número de CDs (centros de distribuição) nesse Rio Grande do Norte, para a gente ampliar o número de empregos. Prometo e vou fortalecer esse vínculo. Através do emprego, a gente consegue mexer com a economia e fazer muito mais”, disse. “E prometo construir pontes entre o poder público e o setor empresarial. Tenho certeza de que, quando juntamos essas duas forças, ninguém segura”, completou.
O deputado estadual Kléber Rodrigues (PSDB), autor do projeto que concedeu a honraria, ressaltou os reconhecimentos conquistados nacional e internacionalmente pela homenageada. E afirmou que receber Luiza Helena como cidadã norte-rio-grandense é motivo de orgulho para o Estado. “O Rio Grande do Norte a abraça com a efusividade e a felicidade própria das grandes conquistas”, declarou, lembrando que a homenagem surgiu após uma conversa com o empresário potiguar Marcelo Alecrim.
Luiza Trajano
Natural de Franca, no interior de São Paulo, Luiza Helena Trajano foi reconhecida por sua atuação que vai além do universo corporativo. Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, ela trouxe inovação e protagonismo social ao longo de décadas, conduzindo a companhia a marcos significativos. O Magazine Luiza figura há 25 anos consecutivos entre as “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil”, possui mais de 1.400 lojas em 18 estados e emprega mais de 35 mil colaboradores.
Em 2021, Luiza integrou a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista TIME e foi apontada pelo Financial Times como uma das 25 mulheres mais influentes globalmente. Em 2025, recebeu na Coreia do Sul o prêmio do Instituto Internacional de Vacinas, tornando-se a única brasileira homenageada pela contribuição em iniciativas voltadas à saúde global. No Brasil, ocupa há oito anos consecutivos o primeiro lugar entre os líderes de negócios com melhor reputação, segundo o ranking Merco.
Fotos: Eduardo Maia / ALRN