
O Solar Bela Vista recebeu, no sábado (29), a terceira edição da Mostra Cultural das Oficinas Artísticas do SESI-RN. A programação, gratuita e aberta à comunidade, reuniu música, performances artísticas, exposições e uma feira de artesanato com peças produzidas nas oficinas, valorizando a criatividade, a formação artística e a cultura potiguar.
“O Solar Bela Vista consolida a cultura como parte do portfólio do SESI. A mostra abre espaço para que os trabalhos desenvolvidos aqui sejam apresentados à sociedade, reafirmando nosso compromisso com uma cultura acessível e de qualidade. Nesta terceira edição, incluímos também o projeto Carreiras Criativas, ampliando a formação com audiovisual e produção sustentável. É gratificante ver a participação da sociedade e fortalecer essa conexão entre indústria e comunidade, criando oportunidades e ampliando dignidade no cotidiano das pessoas”, afirma Roberto Serquiz, presidente do Sistema FIERN.

Integração entre cultura, educação e economia criativa
“Foi um evento muito especial, porque reuniu diferentes linguagens artísticas que marcaram um ano inteiro de atividades do SESI voltadas à cultura, criatividade e educação. Mais de 1.700 alunos participaram das oficinas e do Conexão Carreiras Criativas, desenvolvendo competências técnicas e empreendedoras. É gratificante ver talentos surgindo e negócios nascendo a partir da economia criativa”, destaca a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra.
O evento reuniu ainda apresentações musicais de Maria Clara, finalista do Festival do Industriário 2025; Val Souto, vencedor da categoria Música Autoral do Festival do Industriário 2024; da cantora Liz Rosa e da Sesi Big Band, além de exposição fotográfica e trabalhos audiovisuais produzidos pelos alunos dos cursos de fotografia, videomaker, stop motion e dublagem.
“A noite foi encantadora. Os alunos mostraram os resultados das oficinas do semestre, revelando criatividade e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. É uma celebração bonita e muito feliz da cultura em nosso espaço”, ressalta Valéria Marinho, gerente executiva de Cultura do SESI-RN.
Experiências que revelam transformação e pertencimento
A professora do curso de flores artesanais, Raquel de Souza, destacou o trabalho apresentado na feira. “Trouxemos quatro modelos: a rosa, que todos amam; a Xanana, símbolo de Natal; e o hibisco, muito presente nos jardins da cidade. Cada flor representa um pouco do que trabalhamos ao longo do semestre”, comenta.
Entre os alunos, a mostra também foi espaço de celebração de trajetórias e descobertas pessoais. “Comecei no início do ano no curso de bolsas de crochê em fio de malha, mesmo sem nunca ter segurado uma agulha. Achei que seria difícil, mas me apaixonei pelo trabalho e pelo ambiente acolhedor. Aprendi técnicas que viraram renda, já vendi bolsas, suportes e peças em resina e macramê”, relata a artesã Iara Gonçalves, moradora do bairro Potengi. A artesã Verbena Brasil destacou o impacto da sustentabilidade no processo criativo. “É gratificante ver que o que seria descartado pode virar arte, pode virar negócio e pode se transformar em renda. O SESI tem esse olhar social e ambiental, e nos valoriza como artesãos.”
“Vim conhecer o trabalho realizado pelas mães artesãs e fiquei encantado com o cuidado e a dedicação em cada peça. O SESI segue próximo da comunidade e da indústria do Rio Grande do Norte, fortalecendo iniciativas como esta,” disse o gerente de Mercado do SESI, Manoel Ribeiro.
Reconhecimento nacional ao trabalho do SESI-RN
“Vim ao Rio Grande do Norte para acompanhar os projetos apoiados pelo Conselho Nacional e fiquei muito satisfeito com o que encontrei. Resultados impressionantes, como o trabalho das artesãs, que transformam tempo e talento em renda e expressão cultural. Cheguei esperando uma coisa e encontrei um universo muito maior, incluindo as apresentações artísticas também. Estou realmente impressionado”, afirma Leoni Marcelino, assessor do Conselho Nacional do SESI.
O público também celebrou o potencial artístico do evento. “Tudo o que é cultura, tudo que é arte eu gosto de acompanhar. Um evento muito rico, que valoriza os artistas da nossa terra. Fiquei encantada e, no próximo ano, eu venho de novo”, comentou Stephany Almeida.
A Mostra das Oficinas Culturais e Artísticas foi realizada em parceria entre os projetos Carreiras Criativas e SESI Solar Cultura, reforçando a integração de iniciativas voltadas ao desenvolvimento artístico, educacional e social no Rio Grande do Norte.