O Rio Grande do Norte foi destaque na etapa nacional do Prêmio IEL de Talentos de 2025, com presença nos pódios das categorias Estagiário Inovador e Educação Inovadora. O evento, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), aconteceu nesta quarta-feira (3), em Recife, e premiou estagiários, bolsistas do Programa Inova Talentos, empresas parceiras e instituições de ensino técnico e superior.
A estagiária Vitória Targino, da Dois A Engenharia e Tecnologia, conquistou o 2º lugar na categoria Estagiário Inovador de empresas de grande porte, com o projeto Processo de Desmobilização de Obras. Já o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) conquistou o 3º lugar na categoria Educação Inovadora de Nível Técnico.

O superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, participou da cerimônia de entrega das premiações e enalteceu o desempenho dos candidatos do Rio Grande do Norte na edição deste ano. “O resultado reafirma a força da integração entre educação, inovação e a indústria no Rio Grande do Norte. Foi um momento de celebração do potencial dos nossos jovens e do compromisso das empresas e instituições, que acreditam na formação de excelência.”
A superintendente do IEL Nacional, Sarah Saldanha, sintetizou o espírito da noite ao afirmar que o prêmio vai muito além da celebração de resultados. Em suas palavras, “o que vimos é muito mais do que a entrega de uma premiação. É, na verdade, a entrega de valor para uma nova geração que precisa se envolver na transformação da indústria e na construção de um novo país”, afirmou.

Prêmio IEL de Talentos
O Prêmio IEL de Talentos contempla práticas inovadoras em estágios, reconhecendo instituições de ensino que se destacam na formação dos alunos, empresas que investem em programas robustos e estagiários que se sobressaem pela performance e inovação. Além disso, valoriza bolsistas, orientadores e empresas envolvidas em projetos de pesquisa aplicada, com resultados capazes de impactar diretamente o mercado e a sociedade.
A edição de 2025 registrou 757 projetos inscritos, número recorde, envolvendo estagiários, bolsistas, empresas e instituições de todas as regiões. No total, 31 projetos foram premiados nas categorias IEL Estágio, Inova Talentos e Sistema S. Os vencedores foram contemplados com premiações que incluíram notebooks, troféus e certificados, além de reconhecimento público.