
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destacou “o ambiente de inovação e avanços tecnológicos” do SENAI-RN, durante encontro com colaboradores da instituição nesta terça-feira (09).
O Encontro, que também reuniu integrantes da equipe do SESI Clube, está inserido no ciclo de visitas que faz desde segunda-feira (08) às unidades operacionais do Sistema FIERN, com atividades previstas até o fim da semana em Natal, na Região Metropolitana e no interior do estado.
A programação nesta terça foi realizada no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI na capital, com apresentação institucional incluindo um balanço de atividades desenvolvidas no ano de 2025 e reforçando projetos, programas e ações voltados ao desenvolvimento industrial e socioeconômico do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Destaques do trabalho do SENAI foram apresentados nesse contexto. A lista incluiu reconhecimentos, como um prêmio do programa federal Brasil Mais Produtivo por impulsionar a produtividade das indústrias, acordos como o firmado com o Ministério Público do Trabalho para qualificação profissional de egressos e apenados do sistema prisional do Estado, além de atendimentos e consultorias às empresas, ações sociais, educacionais e inclusivas.
Projetos e conquistas pioneiras do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) também foram enfatizados. “A 1ª licença prévia do Brasil no contexto da energia eólica offshore foi concedida pelo Ibama para o projeto da Planta-Piloto que projetamos para a região de Areia Branca. Esse projeto simboliza a importância e a qualidade técnica desse grupo de profissionais que atua no HIT. É importante que a gente enalteça isso”, disse ele, também presidente do Conselho Regional do SENAI no estado.

Outros resultados, como o reconhecimento da maturidade tecnológica do ISI-ER por auditoria técnica realizada pelo Fraunhofer Institute, da Alemanha, o lançamento da Plataforma de Energias do RN, em parceria com o governo do estado, a instalação da maior rede de monitoramento de potencial eólico offshore do Brasil, em projeto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a usina-piloto para estudos de ‘eventos extremos’ na energia solar, implantada em parceria com a TotalEnergies, e a inovação trazida ao país com o desenvolvimento da Boia Bravo, em parceria com a Petrobras, entre outros projetos, também foram lembrados.
Na área de Educação, ele se referiu ao ensino técnico como “um trampolim importante” para o crescimento profissional e da economia e destacou a expansão das atividades da FAETI – Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI. “A FAETI começou quando nós assumimos – com credenciamento publicado em 2023, mesmo ano em que tomou posse – e nós a estamos maturando, agora com mais um curso autorizado, dando sinais de evolução”, disse, se referindo à aprovação do curso de Engenharia Elétrica, neste ano, pelo Ministério da Educação.
Avanços
No balanço geral do ano, o presidente citou avanços tecnológicos no Sistema FIERN e outros ligados à reestruturação de processos, desenvolvimento humano e relacionamento com o mercado. Contribuições legislativas que contemplam necessidades do setor industrial e pavimentam caminhos para tornar a atividade mais competitiva também foram mencionadas, assim como programas apontados por ele como estratégicos, a exemplo do Fiern Jovem, que impulsiona a renovação de lideranças nas indústrias, e o Ela Faz Indústria, para ampliar e fortalecer a participação feminina no ambiente industrial.
No que diz respeito ao SESI, ele destacou resultados nas áreas de educação, saúde e cultura. Um deles foi a evolução dos serviços oferecidos pela SESI Clínica. “Nós estamos com um ano de operação da clínica e ela vem em processo de crescimento”, frisou Serquiz. Planos de expansão também foram contemplados na apresentação: “Para 2026, o objetivo é inaugurar uma escola em Currais Novos e uma clínica em Caicó”, exemplificou ele, também mencionando investimentos para modernização do parque aquático do SESI Clube.

Sobre o IEL, ele citou, entre outros resultados, a evolução dos atendimentos e a implantação do novo sistema de carreiras da instituição. Destacou, ainda, a pluralidade da atuação, frisando que vai muito além de promover a inserção de estagiários no mercado. “O IEL faz consultoria, capacitação, processos seletivos”, listou o presidente.
Ele comentou ainda sobre o “Centro de Inovação em Inteligência Artificial Aplicada” e o lançamento da primeira unidade móvel de IA do Sistema FIERN. “Não resta dúvidas de que a IA é uma tecnologia revolucionária”.
Inserido no Sistema Indústria nacional, liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sistema FIERN é composto por quatro instituições que atuam em conjunto pelo desenvolvimento da indústria: a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), o Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
“A nossa mensagem, que tem sido repetitiva, é exatamente a de todos entenderem que nós estamos dentro de um sistema. E esse engajamento é muito importante. Nós temos o Sistema FIERN, que é formado por SENAI, SESI e IEL, instituições que se completam em prol da indústria. E a palavra que eu deixo para 2025, transbordando para o próximo ano, é a de complementariedade, onde nós trazemos a reciprocidade como símbolo de união e a complementariedade como fortalecimento do trabalho em prol da empresa”, disse Serquiz, após a apresentação realizada no HIT do SENAI.
O Encontro do presidente com os colaboradores foi aberto pela diretora dos Centros de Educação e Tecnologias do SENAI em Natal, Amora Vieira, que usou a palavra “incansável” para caracterizar a equipe. “Foram muitas ações, muitos projetos, muito trabalho em equipe, muita sinergia. A gente se complementou ao longo do ano”, disse ela. “A gente cresceu bastante e tem muita gente aqui e em campo fazendo acontecer o SENAI do Rio Grande do Norte”.
A programação contou com a presença do diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, do diretor de Operações da instituição, Henrique Motta, da superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra, do superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, da coodernadora-executiva de Serviços Corporativos Janaíze Revorêdo, da coordenadora-executiva de Relações Institucionais e com Mercado, Ana Adalgisa Dias, chefe de gabinete Helder Maranhão, gerente de comunicação do Sistema FIERN, Juliska Azevedo e de outros integrantes da equipe de gestão.
Texto: Renata Moura
Fotos: Jô Lopes