
A confraternização da diretoria do SINDMÓVEIS-RN com seus associados, realizadas nesta terça-feira (9), foi marcada por avaliações positivas da atuação das entidades em 2025 e por projeções de novos programas e ações para 2026. O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, participou dos dois encontros e destacou o Programa de Meritocracia Sindical e as demais iniciativas da Federação que oferecem apoio institucional ao fortalecimento do associativismo e ao desenvolvimento dos setores industriais.
“O Programa de Meritocracia tem proporcionado as condições para que as lideranças dos sindicatos que integram o Sistema FIERN façam mais e melhor por seus setores”, afirmou Serquiz, durante a confraternização do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do RN (SINDMÓVEIS-RN).
Ele ressaltou que o programa conta com estrutura executiva, planejamento e orçamento próprios, o que permite às entidades sindicais definirem prioridades e executarem ações estratégicas. O presidente da FIERN citou o êxito da iniciativa ao destacar a filiação de 178 novos associados aos sindicatos vinculados à Federação.

Como exemplo dos resultados, Roberto Serquiz mencionou a atuação do presidente do SINDMÓVEIS-RN, Ney Robson, que liderou um movimento de fortalecimento do setor e implantou uma área de capacitação voltada especificamente à indústria moveleira.
O presidente da FIERN afirmou que o planejamento do Sistema FIERN está alinhado à necessidade de integrar o Rio Grande do Norte aos esforços de neoindustrialização. Segundo ele, a pandemia evidenciou a importância estratégica da indústria para o desenvolvimento econômico. “Nações que priorizaram a indústria de transformação demonstraram maior capacidade de resposta e autonomia econômica, enquanto aquelas excessivamente dependentes de commodities enfrentaram maiores limitações e dependência”, observou, ao reforçar a necessidade de fortalecimento da indústria potiguar.
Serquiz destacou ainda o papel relevante do setor moveleiro no desenvolvimento do Estado e afirmou que, a partir das demandas dos sindicatos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem ampliado programas de capacitação e qualificação profissional para segmentos como a indústria moveleira, de bonés, de confecções e outros ramos da indústria de transformação. “Esse trabalho é realizado sem perder de vista setores estratégicos para o Rio Grande do Norte, como petróleo e gás e energias renováveis”, acrescentou.

Durante o encontro do SINDMÓVEIS-RN, o presidente da FIERN também citou iniciativas da entidade voltadas à promoção do segmento, entre elas a Vitrine Virtual do Móvel Potiguar, portal que reúne e divulga marcas e empresas da indústria moveleira do Estado.
Em reconhecimento à atuação institucional em favor do setor, a diretoria do sindicato presenteou Roberto Serquiz com uma obra da artista plástica Ariel Guerra, que retrata Nossa Senhora da Apresentação.
No evento, o presidente do SINDMÓVEIS-RN anunciou ainda a filiação de quatro novas empresas ao sindicato e destacou o apoio recebido da FIERN. “Esse suporte permanente é fundamental para o fortalecimento do setor”, afirmou Ney Robson.

Texto: Aldemar Freire
Fotos: Shirley Melo