SESI-RN certifica Brigada de Proteção Psicológica e inaugura sala de acolhimento em Mossoró

15/12/2025   15h15

 

O Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) certificou 11 profissionais da educação para atuação na Brigada de Proteção Psicológica da SESI Escola Mossoró. A solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira (12), marcou também a inauguração da nova sala de acolhimento da unidade. O evento contou com a participação do presidente do Sistema FIERN, Roberto Serquiz, além de colaboradores e gestores.

 

A certificação é resultado de quatro encontros formativos presenciais conduzidos por professores especializados em saúde mental, cuidado emocional e práticas integrativas e complementares de saúde. O projeto tem como objetivo fortalecer o acolhimento no cotidiano escolar, abordando temas como manejo das emoções, promoção da saúde mental e escuta qualificada diante de situações de sofrimento emocional.

 

Durante a solenidade, Roberto Serquiz destacou o papel dos profissionais certificados no cuidado e acolhimento dos estudantes e colegas. “A partir do momento em que a gente vê pessoas que se dispõem a cuidar de pessoas — como é o caso de vocês —, é preciso agradecer a disposição de participar desse trabalho”, afirmou.

 

O presidente comparou a atuação da brigada a uma rede de proteção. “É bíblico falar em anjo da guarda. E vocês passam agora a assumir essa função do anjo da guarda. É exatamente na hora da maior dificuldade que cada um de nós tem sempre alguém por perto — um amigo, um familiar. E vocês hoje se transformam nesses anjos da guarda das nossas escolas e dos nossos colaboradores”, disse.

 

“Agradeço muito por vocês disponibilizarem seu tempo para participar desse cenário que precisa tanto de pessoas comprometidas. Muito obrigado, e que Deus abençoe vocês nessa jornada”, completou.

 

 

 

A superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra, ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade escolar. “A nossa escola já oferece muitos diferenciais de atenção à criança e ao adolescente. Ver que agora implementa uma cultura de proteção à saúde mental, especialmente num contexto em que crianças e jovens têm apresentado tanto sofrimento emocional, traz mais tranquilidade para as famílias ao compartilhar com a escola a formação dos seus filhos”, afirmou.

 

Ao todo, 34 profissionais da educação — entre professores, coordenadores pedagógicos e equipes gestoras — serão formados pelo projeto nas unidades do SESI em Mossoró, Macau e São Gonçalo do Amarante. Nas duas últimas, as certificações devem ocorrer nas próximas semanas. “É um diferencial do SESI, mas, como o presidente Roberto Serquiz destacou, é uma cultura que precisamos levar para todas as nossas escolas”, completou Mafra.

 

 

Para a coordenadora de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) do SESI-RN, Rayanne Araújo, a inauguração do novo espaço representa um marco do projeto. “A inauguração da sala Zen na SESI Escola Mossoró é o marco temporal do projeto intitulado Brigada de Emergência Psicossocial Escolar”, afirmou.

 

Segundo ela, o ambiente foi planejado para promover sensação de segurança e bem-estar, favorecendo a autorregulação emocional e a receptividade às práticas terapêuticas. “A sala foi concebida para estimular a calma, o equilíbrio e a presença, contribuindo para a redução da ansiedade, o aumento do foco e o fortalecimento dos processos de acolhimento”, explicou.

 

O projeto integra o edital nacional Conexão SESI 2025, com apoio do Conselho Nacional do SESI, e tem como propósito formar brigadistas de emergência psicossocial, capacitando educadores para identificar sinais de sofrimento mental e oferecer acolhimento inicial. A iniciativa busca fortalecer um ambiente escolar mais saudável, colaborativo e voltado à prevenção de situações de risco.

 

Fotos: Shirley Queiroz