Aprendizes do IEL-RN visitam o RH do Sistema FIERN e participam de momento sobre IA

26/01/2026   16h19

Os aprendizes do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) no curso de Administração Tecnológica participaram de uma visita técnica ao setor de Recursos Humanos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), como parte das atividades da disciplina Fundamentos de RH, no curso de Assistente Administrativo. As atividades aconteceram na última semana, com objetivo de complementar a formação teórica do programa Jovem Aprendiz, proporcionando uma vivência prática das rotinas administrativas e ampliando a compreensão sobre o funcionamento estratégico da área de Recursos Humanos nas organizações.

 

Durante a visita, liderados pela coordenadora de Carreiras do IEL-RN, Marina Aragão, e recebidos por Danielle Granjeiro, os jovens puderam conhecer os processos, fluxos e atividades desenvolvidas pelo setor de RH da FIERN, dialogando com os profissionais da área e fortalecendo a relação entre os conteúdos trabalhados em sala e a prática profissional exigida pelo mercado.

 

 

“Essa visita ao RH da FIERN é importante na formação dos nossos aprendizes. Ao vivenciar de perto as rotinas e estratégias da área, os jovens conseguem conectar a teoria aprendida em sala à prática real do mercado, ampliando sua visão profissional e se projetando para atuar com mais segurança e propósito em uma área fundamental para o funcionamento de qualquer organização”, destaca Marina Aragão.

 

A programação também incluiu um momento com instrutor Leonardo Coelho, do Centro de Inovação em IA Aplicada (CIIA), abordando temas relevantes para o letramento digital e o uso da Inteligência Artificial nas rotinas administrativas. A atividade destacou como as tecnologias digitais e a IA vêm sendo aplicadas no apoio à organização de tarefas, otimização de processos e melhoria da eficiência no ambiente corporativo, sempre com foco no uso ético e responsável dessas ferramentas.

 

 

De acordo com Daniela Firmino, analista e responsável pelo Impulsiona IEL, a inserção desses conteúdos na formação é fundamental para preparar os jovens para a realidade atual do mercado de trabalho. “A Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia das organizações e precisa ser compreendida desde cedo. Trabalhar o letramento digital na formação de assistentes administrativos é garantir que nossos aprendizes estejam mais preparados, conscientes e qualificados para utilizar a tecnologia como aliada nas rotinas profissionais”, frisou.

 

A experiência contribuiu para o desenvolvimento de competências essenciais à formação do assistente administrativo, como pensamento digital, visão crítica sobre o uso da tecnologia e preparação para os desafios do mundo do trabalho contemporâneo, reforçando o compromisso do IEL em ofertar uma formação alinhada às demandas atuais do mercado, integrando teoria, prática e inovação tecnológica na qualificação de jovens aprendizes