SESI Escola Macau se destaca por Educação tecnológica, inovadora e voltada ao futuro

27/01/2026   10h28

 

A SESI Escola Macau planeja, para 2026, a implementação de novos recursos digitais, a ampliação das atividades de robótica e o uso sistemático de metodologias ativas, como projetos interdisciplinares e aprendizagem colaborativa. A proposta consolida a instituição como um espaço educacional que ultrapassa os modelos tradicionais, ao oferecer uma formação tecnológica, integrada e comprometida com o desenvolvimento integral dos estudantes.

 

A unidade está com processo seletivo aberto e 40 vagas gratuitas disponíveis para a 1ª série do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site: www.rn.sesi.org.br/sesiescola/.

 

“Com foco na qualificação dos processos de ensino e aprendizagem, a escola atua na construção de projetos de vida e carreira, preparando os alunos para enfrentar desafios acadêmicos e para uma atuação criativa, responsável e ética no contexto profissional e social”, destaca a gerente da SESI Escola Macau, Aldécia Cortês.

 

Segundo ela, a unidade atende estudantes do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, este último em parceria com o SENAI. “Nessa etapa, os alunos têm acesso a cursos técnicos como Desenvolvimento de Sistemas e Segurança do Trabalho, promovendo a integração entre a formação escolar, as demandas do mercado de trabalho e o desenvolvimento socioeconômico da região”, acrescenta.

 

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a SESI Escola Macau investe em um Projeto Bilíngue, considerado um dos pilares da educação contemporânea. A iniciativa proporciona às crianças contato natural e progressivo com uma segunda língua, favorecendo a ampliação do vocabulário e o fortalecimento de habilidades cognitivas, como memória, atenção e raciocínio lógico.

 

A escola também desenvolve projetos e ações interativas que incentivam o pensamento crítico, a resolução de problemas e a aplicação do conhecimento em situações reais. Entre eles estão a Mostra Artística Cultural (MAC) e os projetos Carreiras Criativas e Formando Talentos, que oferecem oficinas de música, pintura, fotografia e dublagem.

 

A SESI Escola Macau também obteve resultados expressivos em olimpíadas educacionais que avaliam conhecimentos e habilidades dos alunos, como a OBMEP, o Canguru de Matemática, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), a Olimpíada OP e o Bê-a-Bá. “O desempenho alcançado reflete um trabalho pedagógico consistente, baseado em metodologias inovadoras, acompanhamento contínuo da aprendizagem e incentivo à participação dos estudantes em desafios acadêmicos, fortalecendo o protagonismo estudantil e o desenvolvimento do raciocínio lógico”, destaca.

 

Para 2026, a escola projeta a ampliação e o fortalecimento das práticas educacionais inovadoras. As ações incluem a adoção de novos recursos digitais, a expansão das atividades de robótica e pensamento computacional e o uso sistemático de metodologias ativas, como projetos interdisciplinares e aprendizagem colaborativa.

 

“A proposta é potencializar ainda mais os processos de ensino e aprendizagem, consolidar o protagonismo dos estudantes e alinhar a formação educacional às demandas acadêmicas, profissionais e sociais do mundo contemporâneo”, conclui a gerente da unidade.

 

Confira mais detalhes sobre o processo seletivo em: <https://www.rn.sesi.org.br/sesi-escola-macau-abre-processo-seletivo-para-ensino-fundamental-e-ensino-medio/>