
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) e a indústria Guararapes Confecções S/A realizaram, na quarta-feira (28), a entrega de certificados do Módulo Básico do Projeto Trilhando com Fios. Na maioria das turmas de alunos concluintes, 92% são contratados pela indústria têxtil e de confecções.
De acordo com Magda Cardoso, instrutora do SENAI-RN, o projeto Trilhando com Fios é uma parceria do SENAI com a Guararapes.
“Temos o objetivo central de formar mão de obra qualificada no Curso de Costureiro Industrial do Vestuário, e essa mão de obra costuma ser contratada pelas indústrias interessadas em pessoas qualificadas. Foram 180 alunos que iniciaram e 175 que se formaram. Destes, 169 já foram inseridos no mercado de trabalho”, diz.
Ela explica que este foi o módulo básico e que, agora, eles trabalham e continuam os estudos.
“Desta primeira turma, deste último ciclo, que é o quinto ciclo. Vamos dando continuidade; este foi o Módulo Básico. Agora eles vão para o Módulo Avançado, que consiste na prática dentro da empresa”, acrescenta.
No módulo anterior, 159 alunos também foram contratados pela empresa. A Guararapes é o maior grupo de moda do Brasil e controlador da rede de lojas Riachuelo. Sua fábrica principal está localizada no Rio Grande do Norte.
O Projeto Trilhando com Fios é uma parceria entre o SENAI-RN e a indústria de confecções Guararapes, iniciada em 2025, focada na qualificação profissional gratuita de 600 costureiros e costureiras industriais no Rio Grande do Norte.
O curso, com 160 horas, oferece formação dentro da fábrica, transporte e alimentação, visando empregar os concluintes. A iniciativa busca fortalecer a indústria têxtil local e proporcionar ascensão social e emprego para moradores da região.
Para saber mais sobre cursos, siga nossas redes sociais: @senairn
Texto: Jô Lopes – HIT SENAI RN – Fotos: SENAI-RN