FIERN participa de lançamento de laboratório de pesquisa em informática, comunicação e automação do IFRN 

2/02/2026   11h24

 

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) marcou presença no evento de lançamento das instalações do Laboratório de Pesquisa Allyson Amílcar Angelus (LAICA), do Instituto Federal do RN (IFRN). O diretor 1º tesoureiro e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC), Djalma Barbosa da Cunha Júnior, representou a Federação no evento, que aconteceu na sexta-feira (30), no campus Central do IFRN. 

 

O laboratório LAICA nasceu ainda em 2014, como Laboratório de Pesquisa em Informática, Comunicação e Automação, concebido para aproximar estudantes ao universo da pesquisa aplicada, integrando ensino, ciência e inovação tecnológica. Atualmente, o laboratório atua principalmente nas áreas de Tecnologias Educacionais, Internet das Coisas, Sistemas Web e Robótica, expandindo suas parcerias com grupos de pesquisa, empresas e instituições. 

 

No Rio Grande do Norte, o LAICA é responsável por executar o EmbarcaTech, programa de residência tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) para conectar o meio acadêmico às demandas das empresas industriais, por meio de residências tecnológicas em sistemas embarcados. 

 

Para Djalma Júnior, as pesquisas e inovações realizadas pelo laboratório colaboram com o desenvolvimento do estado. “É um momento de celebração, aqui temos um berço da inovação. Agora, o laboratório tem que trazer empresários para apresentarem suas dores e conhecerem o que o LAICA pode oferecer”, observa. 

 

 

“Os empresários têm dores e desafios. E eu acredito que as soluções estão na ciência, na Academia e temos boas instituições e bons profissionais para proporcionar essas soluções. Temos sempre que fazer essa importante conexão entre as instituições acadêmicas e o setor privado para criar soluções práticas e aplicáveis, que possam ter impacto no desenvolvimento do nosso estado”, completou Djalma. 

 

O professor João Moreno Villasboas, coordenador geral do LAICA e coordenador acadêmico do EmbarcaTech, comentou que o evento não foi apenas a inauguração do prédio, mas a consolidação de um sonho. “Agradeço o apoio da gestão do IFRN e as instituições parceiras pelo apoio. Deixo um agradecimento especial a FIERN por nos conectar com grandes empresas do mercado, que proporcionaram experiência e vivência real aos nossos residentes”, disse. 

 

Também participaram da solenidade a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo; Cristian Tadeu de Souza, presidente da Softex; Francinaide de Lima, pro-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRN; e o professor Wagner de Oliveira, coordenador do polo Natal do LAICA e coordenador geral do EmbarcaTech. 

 

 

Sobre o EmbarcaTech 

 

O projeto acontece nos polos de Natal e Currais Novos, em uma estrutura formada por mais de 20 profissionais e 100 bolsistas na residência tecnológica em indústrias de diversos setores. Entre as empresas participantes, estão a Cristalina, Coco e Cia, Guararapes, Produmar, Sertão Seridó, Sadio, Dois A, Aura Golds e Simas. Além da busca pela otimização de processos industriais, a iniciativa proporciona aos estudantes experiência profissional em suas áreas de estudos.