ISI-ER recebe visita técnica do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, do Rio

5/02/2026   16h11

O diretor do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Mello, recebeu pesquisadoras do ISI B&F com parte da equipe do ISI-ER. Instituições fazem parte da maior rede de ciência e tecnologia do Brasil para a indústria nacional – a rede de Institutos SENAI de Inovação

 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) apresentou, nesta quinta-feira (05), em Natal, as principais linhas de pesquisa e projetos que desenvolve a pesquisadoras do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras (ISI B&F), do Rio de Janeiro.

 

As duas instituições fazem parte da maior rede de ciência e tecnologia do Brasil para a indústria nacional – a rede de Institutos SENAI de Inovação. Ao todo, 28 Institutos integram o grupo, distribuídos nas cinco regiões do país.

 

“A rede de Institutos SENAI de Inovação tem a lógica de relacionamento, integração e construção de caminhos compartilhados”, comentou o diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello.

 

“O Instituto de Biossintéticos e Fibras tem um conhecimento importante na área de química e sustentabilidade e o Rio Grande do Norte também é destaque nessa área, com o ISI-ER. Essa visita vem, então, em uma crescente de relacionamento da rede, para integração, busca de soluções conjuntas para o ambiente industrial, troca de conhecimentos e discussões relevantes para o trabalho dos Institutos”, acrescentou o executivo.

 

O encontro entre os institutos foi realizado no Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, em Natal, complexo que sedia o ISI-ER. Participaram Victória Kopp, consultora pesquisadora do ISI Biossintéticos e Fibras, Meire Azevedo e Maristela Freitas, também integrantes do ISI B&F.

 

O grupo foi recebido pelo diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, acompanhado dos pesquisadores Raniere Rodrigues, Carlos Moura, Fabiola Correia, Mariana Torres, Juan Ruiz e Samira Azevedo.

 

A programação contemplou visita técnica à infraestrutura de laboratórios do Instituto, incluindo o de Captura de CO2 e recirculação química, o de Hidrogênio e Combustíveis Avançados (H2CA), o de energia eólica e o de energia solar.

 

Durante a apresentação, Moura mostrou o impacto do ISI-ER para o cenário da energia do Brasil, além de soluções entregues e em desenvolvimento para energia eólica, solar, sustentabilidade, hidrogênio, combustíveis avançados, economia azul, meio ambiente e geointeligência. A evolução de projetos contratados, laboratórios e frentes de atuação foram detalhados.

 

Referências

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis é a principal referência do SENAI, no Brasil, em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em energia eólica, solar e sustentabilidade. Sua trajetória envolve projetos que estimulam o progresso tecnológico do país e a sustentabilidade, com o avanço das energias renováveis e de inovações necessárias para a transição energética.

 

O trabalho que realiza contribui para a expansão da energia eólica e solar na matriz elétrica brasileira e para o aumento da eficiência na atividade de geração. Estudos pioneiros em frentes como energia eólica offshore, hidrogênio renovável, captura de CO₂ e SAF (combustível sustentável de aviação) também são destaques na trajetória.

 

O ISI de Biossintéticos e Fibras foi inaugurado em 2016 e desenvolve projetos, atualmente, para segmentos como agroindústria, automotivo, biotecnologia, químico, cosméticos, energia, alimentos e bebidas, saúde, embalagens, papel e celulose, e têxteis. É referência nacional em PD&I para a indústria, atuando na identificação e no desenvolvimento de novos produtos e processos químicos, bioquímicos e têxteis, a partir de recursos renováveis e não renováveis.

 

O Instituto, até então unidade integrante do SENAI Cetiqt (o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do SENAI), desde abril de 2025 foi incorporado pela Firjan SENAI SESI.

 

Texto e fotos: Renata Moura