
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), vai auxiliar o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN) na elaboração de uma agenda propositiva para o desenvolvimento do estado. A iniciativa foi pauta de reunião entre os presidentes das duas instituições, nesta quarta-feira (4), na Casa da Indústria.
O Observatório da Indústria Mais RN, núcleo de pensamento e planejamento estratégico contínuo da FIERN, será responsável por aplicar a metodologia de pesquisas e formulação de propostas em eixos econômicos estratégicos para o estado.
O projeto busca atualizar um trabalho semelhante realizado pelo Crea-RN e pelo Observatório, em 2022. “Naquela oportunidade focamos em mostrar os potenciais regionais do estado. Nessa nova versão, queremos levantar as forças, oportunidades e gargalos dos principais setores do estado, como energias, agro e construção civil, para criar uma agenda propositiva de ações”, explica o presidente do Crea-RN, Roberto Wagner.
De acordo com o presidente da FIERN, Roberto Serquiz, as instituições precisam interagir entre si para colaborar com o desenvolvimento do estado. “Não temos capacidade de investimento e a parte regulatória também não tem avanços significativos no estado, mas caminhamos no que é possível para apoiar o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, afirmou.
Ainda no encontro, o Crea-RN buscou junto à FIERN a indicação de um representante da indústria para o comitê empresarial do Conselho. A ideia do colegiado é reunir diversos segmentos econômicos para debater desafios do setor empresarial e auxiliar na atuação e tomada de decisões do Crea-RN.
Também participaram da reunião a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, e o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello.