Alunos da SESI Escola RN realizam visita técnica às instalações da FAETI em Natal

4/02/2026   18h00

 

A Faculdade de Energias Renováveis e Tecnologias Industriais do SENAI-RN (FAETI) realizou, na última terça-feira (3), um tour guiado pelo campus para alunos concluintes do Ensino Médio da SESI Escola RN. A iniciativa teve como objetivo apresentar a infraestrutura tecnológica da instituição e o modelo pedagógico aplicado aos cursos superiores.

 

A programação, iniciada no complexo HIT (Hub de Inovação e Tecnologia), incluiu apresentações sobre as matrizes curriculares das Engenharias e os programas de suporte ao discente, como aulas de nivelamento e reforço. Segundo a gerência acadêmica da instituição, a proposta é aproximar os futuros universitários do mercado de trabalho, que demanda inovação constante.

 

Para Patrícia Mello, gerente acadêmica da FAETI, o contato direto com os laboratórios auxilia na aprendizagem do aluno sobre a área de Exatas. “O objetivo dessa visita é mostrar o diferencial da faculdade, porque a FAETI foi pensada para atender à indústria e mostrar qual é o diferencial em termos de pesquisa e metodologia. Hoje os alunos têm muito medo das engenharias por causa da área de exatas, então a gente precisa desmistificar isso tudo”, explica.

 

O instrutor de Educação e Tecnologias do SENAI, Leonardo de Lima Oliveira, reforçou que a aplicação prática é o que consolida o conhecimento teórico. “Muitas vezes o professor passa a parte teórica, que é de grande importância. Mas, quando o aluno vê a aplicação da teoria na prática, o entendimento é mais fácil; então, facilita a concretização do que ele aprendeu dentro de sala de aula”, diz. Leonardo mostrou aos alunos o túnel dos ventos.

 

 

 

A experiência prática impactou a percepção dos estudantes, como relatou Sofia Borba, recém-formada no Ensino Médio pelo SESI-RN. “Eu vim achando uma coisa e saí achando totalmente outra. Eu não sabia da estrutura que o SENAI tem. Normalmente, pensamos que cursos assim serão apenas sentados, fazendo equações direto, mas, quando vemos que colocamos em prática todo o conhecimento, muda totalmente a cabeça da pessoa”, afirma.

 

A visita também detalhou o funcionamento dos laboratórios específicos de Hidrogênio Verde, de Engenharia Elétrica e Mecânica. Gerffeson Almeida, professor dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, destacou que o tour permite ao jovem entender como é a capacitação profissional. “Aqui eles podem ver o funcionamento da disciplina junto ao curso e compreender o perfil profissional exigido pelas empresas”, pontua.

 

A FAETI é a primeira faculdade do Brasil com foco exclusivo em energias renováveis. A instituição está sediada em Natal, polo que concentra o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), referências nacionais no setor eólico e de pesquisa aplicada.

 

As inscrições para os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica estão abertas até o dia 20 de fevereiro. São 40 vagas para cada curso, com ingresso ainda no primeiro semestre de 2026.

 

Inscrições pelo site: faeti.rn.senai.br

 

Texto e fotos: Jô Lopes