Amaro Sales recebe homenagem e destaca atuação do Conselho da Micro e Pequena Empresa da CNI

30/08/2023   14h55

 

O presidente da FIERN e diretor secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Amaro Sales de Araújo, recebeu, em Brasília, na noite de terça-feira (29), homenagens e congratulações pelos dez anos na Presidência do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (COMPEM/CNI). Ele também destacou, na ocasião, que o período foi de dedicação e propostas para avanços no ambiente de negócio dos micro e pequenos empreendedores. Amaro Sales citou a ampliação da representativa do COMPEM e o apoio que recebeu dos demais conselheiros e da equipe da CNI.

 

A reunião de terça-feira do COMPEM, além da pauta em análise na sessão com a participação do presidente da CNI Robson Braga, foi marcada por uma confraternização e homenagens. O encontro teve a participação do presidente eleito da CNI e atual presidente da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), Ricardo Alban, do ex-presidente da CNI, Armando Monteiro, do diretor primeiro tesoureiro presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, do diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, presidentes de federações estaduais, conselheiros, diretores e gestores da CNI.

 

 

“Quando o presidente da CNI, Robson Andrade fez o convite para que eu presidisse o COMPEM, a partir de 2013, foi motivo de muita satisfação, e, ao mesmo tempo, sabia que seria muita responsabilidade e exigiria dedicação. Mas não poderia abandonar uma causa tão nobre que é a defesa das micro e pequenas empresas”, afirmou Amaro Sales.

 

Ele disse que assumiu essa atribuição no momento em que tinha uma trajetória na atividade sindical e de representação do setor produtivo, uma vez que havia exercido mandatos de dirigente no Sindicato da Indústria de Panificação do RN e na FIERN, na qual foi primeiro secretário, vice-presidente e estava na presidência. “Teve todo esse ciclo”, contextualizou, ao enfatizar o reconhecimento da importância de contribuir com a micro e pequena empresa, ao presidir o COMPEM da CNI.

 

Amaro Sales destacou a representatividade da composição do Conselho a contribuição dos colaboradores da CNI que atuam no Conselho e a atuação das instituições parceiras, entre as quais o SEBRAE.

 

“Tivermos a oportunidade de dar uma contribuição ao país, às federações e, nestes dez anos, conseguimos construir um caminho para trazer um desenvolvimento que favoreça aos micro e pequenos empresários, que geram emprego, renda e darão grande alegria às pessoas ao criar chance de trabalho”, disse. “Afinal é o emprego que proporciona felicidade às pessoas”, acrescentou. “E, neste período, se foi possível apresentar propostas, defender a micro e pequenas empresa, tivermos a participação dos conselheiros. Conseguimos colocar um número maior de conselheiros nessa atuação”, afirmou.

 

 

A atuação do COMPEM e o período da presidência de Amaro Sales foram destacados pelo presidente eleito da CNI, Ricardo Alban, e pelo ex-presidente da Confederação, Armando Monteiro.

 

Coube à vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), representada pela Maria Elizabeth Cacho do Nascimento (Betinha Nascimento), e conselheiro Heyder Dantas, representando os demais conselheiros, entregaram a Amaro Sales uma placa em homenagem aos seus 10 anos de trabalho à frente do Compem. “Esses 10 anos da gestão de Amaro foi de muita competência”, frisou Betinha Nascimento.

 

 

Reunião COMPEM
Durante a reunião do COMPEM na terça (29), foram tratados assuntos relacionados ao Relatório de Gestão 2013-2023 e ao diagnóstico sobre a maturidade da governança e integridade no setor produtivo e os desafios e oportunidades para MPEs. Houve uma apresentação, do Sesi Nacional, sobre a “Plataforma Inovação para Indústria – Categoria Máquinas e Equipamentos (NR-12)” e sobre o “Panorama da Pequena Indústria, com resultados do segundo trimestres de 2023”, da Gerência Executiva de Economia da CNI. Também foi divulgado o novo Guia de Boas Práticas de Proteção de Dados para a Indústria (LGPD).

O COMPEM é um dos Conselhos Temáticos da CNI. Trata-se de órgão consultivo da Diretoria da Confederação Nacional da Indústria. Formado por representantes de Federações de Indústrias e de Associações Nacionais Setoriais, se reúne periodicamente para discutir e apresentar informações e propostas que orientam as decisões da diretoria e as ações da CNI na defesa de interesses da indústria brasileira.

O COMPEM assessora a diretoria da CNI com estudos e estratégias relacionadas a questões de interesse das microempresas e empresas de pequeno porte. O COMPEM tem as seguintes atribuições: acompanhar processos legislativos que têm como objetivo tratamento fiscal e trabalhista diferenciados; propor políticas de acesso ao microcrédito, de desenvolvimento das médias, pequenas e microempresas e de acesso ao mercado externo e fornecer aos órgãos públicos.

 

Texto: Aldemar Freire
Fotos: CNI #FIERN