
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, se reuniu na tarde desta terça-feira (9) com colaboradores do Sistema FIERN — que reúne SESI, SENAI, IEL e a própria Federação — na Casa da Indústria, para apresentar as ações conduzidas por sua gestão ao longo de 2025.
O encontro integrou o ciclo de visitas às unidades operacionais, que segue ao longo da semana, com uma apresentação institucional que consolida o balanço do ano e destaca projetos, programas e iniciativas voltadas à representação e à defesa dos interesses da indústria potiguar.
“A Casa da Indústria é a casa que acolhe o industrial. Convido a participarem do projeto da gestão que é feita pelas pessoas e para as pessoas”, afirmou Roberto Serquiz aos colaboradores. “Espero de vocês reciprocidade e confiança mútua para realizar cada vez mais. Somos a célula principal de toda essa engrenagem composta pelas casas do Sistema FIERN”, completou.
Durante sua fala, Serquiz reafirmou ainda a missão do Sistema FIERN de fortalecer a indústria, atuando na representação e defesa de seus interesses, na promoção da educação profissional e qualidade de vida do trabalhador e no desenvolvimento tecnológico e empresarial.

“A linha de trabalho do Sistema FIERN é fortalecer os sindicatos, as atividades industriais, para que eles possam transformar as riquezas desse estado em benefícios para a sociedade, empregando e gerando renda”, disse.
Entre os resultados apresentados, o presidente destacou que a FIERN contribuiu diretamente com mais de 13 ações legislativas, incluindo a Lei estadual de Parcerias Público-Privadas (PPPs), a minuta da Lei de PPP para o município de Natal e a minuta da nova Política Industrial do Estado.
Ele também abordou o desempenho do Programa Meritocracia Sindical, realizado sob coordenação da Unidade de Desenvolvimento Industrial (UDI), que contabiliza 178 novas indústrias sindicalizadas e mais de 2,5 mil atividades desenvolvidas nos últimos dois anos, fortalecendo a atuação dos sindicatos representativos da indústria.

“Temos uma série de eventos que vem ocorrendo em função dessa nova dinâmica de dar apoio às lideranças através da Meritocracia Sindical”, disse o presidente sobre o engajamento dos líderes empresariais potiguares na realização de eventos, ações e projetos com apoio da UDI.
O presidente também ressaltou ações e projetos corporativos voltados a melhorias organizacionais e atualizações tecnológicas do Sistema Indústria, reforçando o compromisso com a modernização e a eficiência das estruturas que dão suporte às indústrias potiguares.
Serquiz chamou atenção ainda para o trabalho desenvolvido na Federação com Inteligência Artificial através do Centro de Inovação em Inteligência Artificial (CIIA), como cursos para colaboradores e o lançamento da Unidade Móvel de IA, que conta com governança do IEL-RN e SESI-RN.
A apresentação detalhou projetos desenvolvidos pelo SESI, SENAI, IEL, bem como pela superintendência jurídica e pela área de comunicação e eventos, como também o trabalho desenvolvido na FIERN Jovem.

O encontro contou também com apresentação do coral do Sistema FIERN, que entoou três canções: Trem Bala, Quero Te Encontrar e Sabiá. O coral é composto por colaboradores de todas as casas e participam periodicamente de eventos culturais.
O presidente da FIERN esteve, nesta segunda (8) e terça-feira (9), na SESI Escola São Gonçalo do Amarante, SESI Clínica, Hub de Inovação e Tecnologia do SENAI-RN, e SESI Clube. As visitas seguem ao longo desta semana em Santa Cruz, Macau e Mossoró.