
Os representantes da Câmara de Comércio Mercosul Latino America (CCM-ULA) apresentaram aos empresários do Rio Grande do Norte os serviços que oferecem e como podem ajudar na conquista de mercados externos. A apresentação da CCM-ULA foi no Espaço Cultural Candinha Bezerra, da Casa da Indústria (sede do Sistema FIERN), nesta quarta-feira (27), durante o encontro “Café com Negócios, com a presença de diretores, gestores da Federação , dirigentes e sócios de empresas, além de profissionais que lidam com exportações.
O empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior, diretor segundo secretário do Sistema FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Bebidas e Água Mineral do RN, destacou que a Câmara tem condições de colaborar para identificar potenciais mercados e como as empresas do Rio Grande do Norte podem expandir seus negócios com exportações. Ele disse também que essa expansão não só aumenta as vendas da indústria, como também garante o acesso à inovação, com processos, equipamentos e gestão que este tipo de comércio exige e propicia.
O Presidente da Câmara de Comércio Mercosul Latino América, Alexandre Arnone, informou que a instituição está chegando ao Nordeste por intermédio do Rio Grande do Norte. Ele afirmou que essa opção foi feita, porque vê potencial para alguns setores da produção potiguar, que hoje estejam restritos ao mercado interno, tenham uma presença efetiva em outros países.
A CCM tem como principal foco as micro, pequenas e médias empresas. Trata-se, disse seus dirigentes, de uma instituição não governamental, sem fins econômicos, que tem como “objetivo principal o desenvolvimento social e econômico por meio de programas e projetos de promoção da responsabilidade social empresarial, colaborando para o empreendedorismo no Brasil e na América Latina”.
Alexandre Armone lembrou também que as exportações são fundamentais para o desenvolvimento do país e, particularmente, do Estado. Atualmente, disse, o Brasil tem saldo negativo na balança comercial com diversos países da América Latina, como Argentina (-7%), Chile (-3%), Colômbia (-5%), Guiana (-1%), Paraguai (-1%), Peru (-6%), Uruguai (-1%) e Venezuela (-4%). Além disso, apenas 25 mil das duas milhões de empresas brasileira exportam. Para o presidente da Câmara, esses números mostram a necessidade, e o potencial, de crescimento das empresas do Brasil no mercado externo.
Durante a apresentação, ele destacou ainda benefícios das exportações par uma empresa: “Diminuição do custo fixo, com aumento da produção; redução da dependência ao mercado nacional; ganhos cambiais; acesso a linhas de crédito exclusivo para exportadores; valorização da marca com a internacionalização; e aquisição e participação de novas tecnologias, com exigência de melhorias dos produtos.
Durante o Café com Negócios, também reforçaram a importância das exportações, o vice-presidente comercial da Câmara, Iyed Imad, e as representantes da CCM-ULA no Rio Grande do Norte, Laura Gomes e Fernanda Lima.