
A campanha Tijolo Legal terá uma segunda etapa no Rio Grande do Norte. A retomada das ações deste programa foi discutida em uma reunião, nesta terça-feira (4), entre o vice-presidente do Sistema FIERN e presidente do Sindicato da Indústria Cerâmica do RN (Sindicer), Pedro Terceiro de Melo, e o diretor do Ipem-RN (Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte), Cyrus Benavides.
O “Tijolo Legal” tem como objetivo difundir e conscientizar a respeito dos padrões que constam na regulamentação do Inmetro para esse tipo de produto.
A iniciativa, parceria do Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado (Sindicer/RN), o Sistema FIERN e Ipem tem o objetivo de evitar que o consumidor compre produtos cerâmicos que estejam fora das normas que definem o padrão de qualidade para o setor.
A regulamentação do Inmetro se aplica a blocos, tijolos maciços e perfurados, entre outros itens cerâmicos, que devem ter, obrigatoriamente, informações técnicas gravadas em uma de suas faces externas, de forma visível, em baixo relevo ou reentrância. Há também dimensões que são padronizadas na regulamentação.
Com isso a campanha visa a legalidade e a conformidade dos produtos, além de inibir a concorrência desleal, criar uma cultura de venda técnica e orientar o consumidor final sobre os padrões exigidos pela portaria do Inmetro que regulamenta o setor.

????????????????????????????????????
Cyrus Benevides destacou, na reunião desta terça-feira, que esse tipo de iniciativa demonstra a eficácia de uma atuação preventiva e, ao mesmo tempo, que há resultados expressivos quando as empresas têm interesse no acesso ao conhecimento sobre as normas e, assim, possam se adequar à regulamentação.
Pedro Terceiro também reafirmou que o diálogo entre as entidades representativas do setor produtivo e as instituições de fiscalização, como o que é mantido com a campanha Tijolo Legal, tem se mostrado eficiente e atende necessidades dos órgãos, das empresas e da sociedade.
Com a retomada da campanha, o Sindicer vai reunir, na próxima quarta-feira, às 10 horas, na Casa da Indústria (sede da FIERN), as empresas do setor para retomar a divulgação das normas que definem a padronização adotada para os tijolos cerâmicos.