
A Casa da Indústria, sede da FIERN, recebeu a 3ª reunião ordinária do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do Estado do RN(CETER-RN) em 2023, nessa quinta-feira (22). O CETER-RN realiza um papel fundamental na promoção e desenvolvimento do mercado de trabalho e da economia local. A FIERN é representada no conselho pelo superintendente regional do IEL-RN, Juan Saavedra, que também é vice-presidente do Conselho, com suplência do gerente do Observatório MAIS RN, Pedro Albuquerque.
“É um prazer receber a reunião do Conselho na casa do Sistema Indústria. Aproveitamos essa oportunidade para apresentar as informações que o Observatório MAIS RN dispõe e são relevantes para o tema do trabalho, emprego e renda. São importantes não apenas para o Sistema FIERN, mas também para toda a sociedade”, afirma o superintendente do IEL-RN e representante da FIERN no CETER-RN.

Durante a reunião, o gerente do Observatório MAIS RN apresentou uma série de dados e indicadores, além de análises sobre a conjuntura econômica nacional e o cenário potiguar. “O desemprego é causa de diversos problemas, mas também é consequência de uma série de situações. No Observatório trabalhamos com uma visão macro do cenário econômico para prospectar iniciativas que podem auxiliar nas ações de ponta”, explica Pedro.
Ainda no encontro, o coordenador de Trabalho e Renda da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas),Othon Militão, apresentou Plano de ação e serviço para as melhorias em duas unidades da Casa do trabalhador. “Queremos também nos aproximar cada vez mais dos setores produtivos para mostrar a atuação do Sistema Nacional de Emprego, o SINE, e colocar os serviços à disposição das empresas do nosso estado”, aponta.
CETER-RN
Composto por representantes do governo, dos trabalhadores e dos empregadores, o órgão tem como objetivo principal a formulação de políticas públicas que visam garantir o pleno emprego, a geração de renda e a melhoria das condições de trabalho no estado.
A importância desse conselho reside no fato de que ele é responsável por promover o diálogo entre os diferentes atores envolvidos no mercado de trabalho, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados pela sociedade. Através de reuniões, debates e estudos, o conselho busca identificar as demandas e necessidades dos trabalhadores e empregadores, propondo medidas e ações que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social do estado.
Uma das principais atribuições do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda do Estado do RN é a elaboração e acompanhamento do Plano Estadual de Trabalho, Emprego e Renda. Esse plano tem como objetivo traçar metas e estratégias para a geração de empregos, a qualificação profissional e a inclusão social, levando em consideração as peculiaridades e potencialidades de cada região do estado.

Texto e fotos: Guilherme Arnaud