
O Centro Internacional de Negócios da FIERN divulgou nesta terça-feira, 11, informações sobre a balança comercial do Rio Grande do Norte referentes a agosto.
As exportações de agosto foram 8,9% maiores que as de julho deste ano e 32,4% menores que as de agosto de 2017. Tecidos de algodão, castanhas de caju, peixes, melões e granitos foram os produtos com maiores valores exportados no mês respectivamente. Embora os dados do mês sejam insuficientes para uma conclusão sobre os próximos meses de 2018, a queda de 85% nas exportações de melões em relação a agosto (início da safra de embarques) de 2017, somada à redução já registrada nos últimos meses da safra passada, pode resultar em uma redução bastante acentuada no total exportado em 2018 para esse produto, que tem ocupado o primeiro lugar na nossa pauta nos últimos anos, o que já pode ser observado nos dados acumulados até agora.
No acumulado do ano as exportações estão 4,9% menores que no mesmo período do ano passado. Melões, tecidos de algodão, peixes, sal e castanhas de caju foram os produtos mais exportados respectivamente. Merece destaque a evolução positiva das exportações de tecidos de algodão e de peixes, além da presença do fuel oil na pauta de 2018.

A balança comercial apresenta redução de 19% nas importações e -11% na corrente de comércio em relação ao mesmo período de 2017, demonstrando uma perda de dinamismo nas nossas relações comerciais internacionais em 2018.


