
O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte realizou, nesta sexta-feira (12), a Oficina de Planejamento da Economia do Mar do RN. O encontro, sediado no Sebrae-RN, reuniu representantes de instituições financeiras, sindicatos, órgãos públicos e entidades privadas para discutir ações, alinhar estratégias e aprofundar o entendimento sobre a atuação do cluster no estado.
A reunião teve caráter estratégico, com o objetivo de definir caminhos, projetos e prioridades para fortalecer a Economia do Mar potiguar. O presidente do Cluster, Djalma Júnior, destacou que o momento representa um passo essencial para o avanço das iniciativas previstas no planejamento da instituição.
“Quero agradecer a presença de vocês porque, para um projeto ousado, tem que ter planejamento. Eu não acredito em nenhuma missão que seja dada se não tiver um norte para a gente poder seguir”, afirmou.
Ele também reforçou a importância de basear as ações em cooperação e conhecimento técnico. “Qualquer projeto de desenvolvimento sustentável, de desenvolvimento do estado, de uma região ou de uma economia precisa ser lastreado com conhecimento técnico. Eu não acredito que um empresário sozinho consiga fazer isso”, completou.

A parceria com o Sebrae-RN, que agora integra o Conselho Administrativo do Cluster, foi ressaltada por Djalma Júnior como fundamental para fortalecer a atuação conjunta em inovação, energia e economia do mar.
O superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto — conhecido como Zeca Melo — destacou que o tema é prioridade para a instituição. “A gente definiu como uma das nossas prioridades, além da inovação e da energia, a questão da economia do mar. Indo do Rio Grande do Norte, isso se torna ainda mais importante diante da nossa extensão e dos grandes desafios que temos, inclusive para o futuro.”

O secretário executivo do Cluster, Daniel Lana, reforçou que a oficina marca um momento de convergência entre instituições e abre caminho para uma agenda contínua de trabalho. “Este é um grande alinhamento entre a Federação das Indústrias e o Sebrae, por intermédio do cluster, aproveitando um momento de sinergia e propósito voltado ao desenvolvimento da economia do mar do estado”, disse.
Lana também explicou que o encontro busca fortalecer a governança do setor. “Queremos colocar uma camada adicional ao planejamento já existente, estabelecendo ações de governança e desenvolvendo aspectos de território e segmento. Vamos fazer um nivelamento de informações para colocar todos na mesma página sobre o que está sendo feito”, concluiu.
A oficina foi conduzida pelo secretário executivo e contou com a participação da gestora da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae-RN, Cátia Lopes, e marcou o início de um ciclo de encontros que seguirá ao longo de 2026. Segundo o Daniel Lana, este foi “apenas o primeiro de vários”, com a próxima reunião prevista para o início do ano.
Cluster
O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte é uma associação civil sem fins lucrativos que visa impulsionar a geração de negócios ligados à Economia do Mar no estado. Seu propósito é atrair a iniciativa privada, estruturar um ecossistema de prosperidade e atuar na lógica da tríplice hélice — aproximando indústrias, fornecedores, armadores, investidores e instituições públicas em torno do desenvolvimento dos segmentos marítimos estratégicos do RN.