
Antes da reunião da diretoria da Confederação Nacional da Indústria, o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, participou na manhã desta terça-feira (25), da reunião da Associação Nordeste Forte – entidade que congrega as federações das indústrias da região. O encontro aconteceu na sede da CNI, em Brasília, e teve palestra do novo titular da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Danilo Cabral.
Durante o encontro com os presidentes das Federações das Indústrias do Nordeste, comandada por Ricardo Cavalcante, foram apresentadas as atividades da SUDENE, pelo novo superintendente da instituição. Na oportunidade, foram compartilhados os principais dados do órgão e objetivos.
Outra pauta relevante bastante debatida foram as oportunidades e políticas voltadas para o Hidrogênio Verde, além das energias solar e eólica, como fontes transformadoras para a realidade sócio econômica do nordeste brasileiro.
Danilo Cabral destacou que a SUDENE é o espaço que a indústria deve utilizar para estabelecer a articulação junto ao Governo Federal e instituições financeiras de desenvolvimento regional para criação de pautas estratégicas para o setor.
Ele ainda comentou sobre o momento junto à Associação Nordeste Forte. “Essa iniciativa é símbolo da relação que queremos construir junto à indústria do Nordeste. Temos a necessidade de ampliar o diálogo com todos que podem reduzir as desigualdades regionais”, explicou Danilo.
Já Heitor Rodrigo Pereira Freire, Diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da SUDENE, dividiu as ações da instituição comentando sobre a Diretoria dos Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos da Superintendência. Outras pautas abordadas foram os incentivos fiscais, o FNE e o FDNE.
Ricardo Cavalcante agradeceu a presença dos convidados informando que “a Nordeste Forte irá estreitar laços com a SUDENE, através da realização de roadshows das Federações nordestinas”, pontuou.
Nordeste Forte
A associação sem fins lucrativos Nordeste Forte foi criada em 29 de novembro de 2016 com objetivo de promover ações de desenvolvimento socioeconômico na Região Nordeste, contribuir para a competitividade da indústria e fazer com que a economia cresça, estreitando, por sua vez, os laços entre as instituições fundadoras, na busca pela redução das desigualdades regionais e na construção de um Nordeste mais forte.