CURSOS

Mini-cursos | Foco na Carreira

08/05/2017 – VISÃO ESTRATÉGICA
Inscreva-se

 

09/05/2017 – ÉTICA E POSTURA PROFISSIONAL
Inscreva-se

 

10/05/2017 – RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Inscreva-se

 

11/05/2017 – TRABALHO EM TIME
Inscreva-se

 

12/05/2017 – PROJETO DE VIDA
Inscreva-se

 

Período Dias 08 a 12/05
segunda a sexta-feira
das 13h30 as 17h30
Inscrição por módulo: R$ 25,00 | Desconto de 20% no pacote semanal (todos os módulos citados).
Local: Casa da Indústria – Av. Sen. Salgado Filho, 2860, Térreo, Lagoa Nova | Natal/RN
Mais informações: (84) 3204-6153 | 3204-6188 | gestaoenegocios@rn.iel.org.br
Pagamento: Faça o pagamento na Casa da Indústria e garanta a sua senha
Forma de pagamento: Em espécie ou através de depósito bancário na conta do Banco do Brasil – Agência 2870-3- Conta Corrente: 115.773-6. Traga o comprovante bancário para pegar a senha.

Curso de Fotografia - Composição e Luz na Gestão de Negócios

Objetivo:
Capacitar os alunos a produzirem imagens institucionais baseado nas regras básicas de composição fotográfica com enfoque na gestão de serviços e produtos e também reconhecer, configurar e manusear equipamentos fotográficos portáteis e smartphones para obterem a luz adequada a cada tema. Metodologia: Será adotada a metodologia de ensino presencial através de aulas teóricas/praticas, divididos em 8 períodos de 3 horas, sendo 6 aulas em sala de aula e 2 aulas de campo, SENDO 01 AULA POR SEMANA. Visando facilitar a aprendizagem do aluno na construção do seu conhecimento para atingir os objetivos propostos pelo curso.

 

Descrição/competências:

1. COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA;
1.1. Enquadramento técnico;
1.1.1. Identificação e planos;
1.2. Enquadramento geométrico;
1.2.1. Linhas e nivelamentos;
1.2.2. Formas e simetria.
1.3. Enquadramento dinâmico;
1.3.1. Interações diretas;
1.3.2. Interações indiretas;
1.3.3. Interações subjetivas.

 

2.LUZ:
2.1. Características da Luz;
2.1.1. Intensidade da cor;
2.1.2. Temperatura;
2.1.3. Luminância.

 

3. O EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO:
3.1. Câmera;
3.1.1. Tipos de Câmeras;
3.1.2. Modos programados;
3.1.3. Qualidade de imagem;
3.1.4. Modos de Disparo;
3.1.5. Compensação de Exposição;
3.1.6. Estilos de imagem;
3.1.7. Balanço de Brancos;
3.1.8. Valor de exposição – compensação +/-;
3.1.9. Medição de brancos;
3.1.10. Foco;
3.1.10.1.Modos de foco;
3.1.10.2. Áreas de foco.
3.1.11. Modos de prioridade;
3.1.11.1. Modo programável;
3.1.11.2. Prioridade de tempos de exposição;
3.1.11.3. Prioridade de abertura de diafragma;
3.1.11.4. Modo manual.
3.1.12. ISO;
3.1.12.1. Ruído e nitidez;
3.1.13. Obturador;
3.1.13.1. Tempos de exposição;
3.1.13.2. Congelamento do movimento;
3.1.13.3. Longa exposição.

 

3.2 Objetivas:
2.1. Características da Luz;
2.1.1. Intensidade da cor;
2.1.2. Temperatura;
2.1.3. Luminância.

 

3.3 Flashes:
3.3.1. Tipos e Funções.

 

4. SMARTPHONES E TABLETS
4.1. Modelos
4.2. Funções e ajustes
4.3. Aplicativos de edição
4.4. Acessórios

 

Data de inicio e término:
04/04 a 23/05

 

Datas dos encontros:
Terça-feira, 04/04/2017
Terça-feira, 11/04/2017
Terça-feira, 18/04/2017
Terça-feira, 25/04/2017
Terça-feira, 02/05/2017
Terça-feira, 09/05/2017
Terça-feira, 16/05/2017
Terça-feira, 23/05/2017

 

Horário:
13 às 16 hs

 

Quantidade de vagas:
15

 

Instrutor:
Célio Ricardo

 

Local:
Casa da Indústria

 

Valor:
R$ 350,00

 

Link para inscrição:
http://ielrn.konviva.com.br/portal/#/detalhes/31?idTurma=10

Formação de Auditores Internos com base na ISO-9001:2015

Objetivo:
Realização de treinamento para formação de auditores internos, com vistas à realização de auditorias internas no Sistema de Gestão da Qualidade com base na norma: ISO-9001:2015.

 

Conteúdo
1. Interpretação da NBR ISO 9001:2015, com foco na auditoria e suas principais mudanças;
2. Atividades da Auditoria de Gestão da Qualidade, que incluem:
a. Auditoria de adequação,
b. Preparação de listas de verificação e estudo prévios dos processos;
c. Planejamento da auditoria,
d. Coleta e análise de evidências e Identificação de não conformidades;
e. Preparação de registros de auditoria e Reuniões de auditoria;
f. Aspectos comportamentais e habilidades necessárias ao auditor
de sistema de gestão da qualidade

 

Metodologia:
Além das aulas expositivas, serão realizados:
– Exercícios individuais e em grupo, para consolidação do aprendizado.
– Avaliação escrita para os participantes

 

Carga horária:
24 horas

 

Local:
IEL-RN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 1º andar – Lagoa Nova – Natal-RN (Edif. Da Casa da Indústria).

 

Link para Inscrição:
http://ielrn.konviva.com.br/portal/#/detalhes/26?idTurma=9

 

Modalidade:
Presencial

 

Período do curso:
24/05/2017 a 31/05/2017

 

Instrutor:
Jodrian Soares Amorim de Freitas
– Engenheiro Químico (UFRN – 1988), tendo atuado na Copene – Petroquímica do Nordeste S/A (Atual Braskem), nas áreas petroquímica e de tratamento de água (1989-1995)
– Mestrado em Engenharia Mecânica – ênfase em Gerência da Produção (PPgEM/UFRN – 1997).
– Especialização em Licenciamento Ambiental On Shore (IFRN – 2009)
– Certificado internacionalmente como Quality Engineer, pela American Society for Quality (ASQ), desde 1993.
– Auditor com formação de Auditor Líder (ISO 9001 e ISO 14001),
– Formação como consultor no Programa de Produção Mais Limpa (SEBRAE/CNTL)

 

Valor:
R$ 590,00

 

Política de Descontos:
15% de desconto para interessados pertencentes a Indústrias (valor = R$ 501,50)
10% de desconto para grupos a partir de três inscrições (valor = R$ 531,00)
05% de desconto para inscrições até o dia 09/05/2017 (valor = R$ 560,50)

Cursos a serem oferecidos sob consulta

Uso de geoprocessamento e sistemas de informações geográficas com QGIS

Objetivos:
No primeiro módulo o curso oferece uma introdução ao software QGIS desktop. São apresentados desde como iniciar um projeto, passando pelos procedimentos básicos de edição de dados geográficos e criação de mapas temáticos até a geração de mapas para impressão. No segundo módulo o curso oferece tópicos avançados no software QGIS Desktop, como georreferenciamento de imagens, integração com outros programas, geocodificação de endereços, entre outros. O curso é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos no QGIS.

 

1 – MÓDULO INTRODUTÓRIO (16 horas)

 

Conteúdo programático:

  • QGIS – Um robusto software para SIG
  • A amigável interface do QGIS
  • Inicialização de Projetos no QGIS
  • Seleção e consultas de dados em SIG
  • Opções de Simbologia e Rotulação
  • Elaboração de Mapas Temáticos
  • Manipulação da Tabela de Atributos
  • Edição de Atributos
  • Criação e configuração de Hiperlinks
  • Como unir Tabelas de dados
  • Métodos de cálculo de Áreas e Distâncias
  • Geração de camada a partir de Coordenadas
  • Extração de Coordenadas
  • Introdução à Análise Espacial
  • Integração com Base de Dados Geográfico
  • Produção de Mapas para Impressão (Layout)
  • Outros Tópicos Relevantes

MÓDULO AVANÇADO (16 horas)

 

Conteúdo programático:

  • Geoprocessamento Avançado com Software Livre
  • QGIS e sua Integração com Outros Aplicativos
  • Explorando o Módulo Sextante
  • Processos de Edição Vetorial
  • Análise Espacial Mapas de Kernel
  • Como Georreferenciar Dados Raster
  • Geração de Composição Espectral RGB
  • Extração de Bandas Espectrais
  • Mosaico de Imagens
  • Recorte de Dados Matriciais
  • Introdução à Classificação de Imagens
  • Publicação de Mapas na Internet
  • Uso do Complemento OpenLayers
  • Ferramentas para Memorial Descritivo
  • Trabalhando com Complementos Diversos
  • Geocodificação de Endereços
  • Extração de Curvas de Nível
  • Modelagem em 3D
  • Geração de Modelos Digitais de Elevação (MDE)
  • Delimitação de Bacias Hidrográficas
  • Conversões de Raster para Vetor
  • Cálculo de NDVI
  • Uso da Calculadora de Campos
  • Outros Tópicos Relevantes

 

MATERIAL A SER FORNECIDO
Apostila impressa colorida, atualizada para as versões mais recentes estáveis do QGIs, livro e materiais extras em PDF e vídeo. É também fornecido suporte depois do curso via email, Skype ou whatsapp, mais webinário ao vivo para tirar dúvidas.

 

CURRÍCULO DO FACILITADOR

Nome: Anderson Maciel Lima de Medeiros

Graduado em Tecnologia em Geoprocessamento pelo IFPB. Trabalhando na área de Geotecnologias desde 2005. Atua como consultor na área de Geotecnologias, com ênfase na utilização de softwareslivres como QGIS, PostGIS e MapServer. Ministra regularmente cursos presenciais e online sobre o desenvolvimento de soluções utilizando estas ferramentas, além de ser palestrante em diversos eventos da área. É membro do conselho editorial da Revista FOSSGIS Brasil, que publica artigos sobre conceitos e aplicações do Geoprocessamento utilizando programas open source e participa como pesquisador bolsista em projetos envolvendo Geotecnologias que são desenvolvidos pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

 

Carga horária: 32 horas

 

Horário: 08h00 às 18h00 (Com intervalo para almoço)

 

Turma A
17 e 18 de outubro de 2016 (Módulo introdutório)
07 e 08 de novembro de 2016 (Módulo Avançado)

 

Turma B
19 e 20 de outubro de 2016 (Módulo introdutório)
09 e 10 de novembro de 2016 (Módulo Avançado)

 

Local: Centro de treinamento EMATER – São José do Mipibú/RN

 

Investimento por inscrição: R$ 940,00

Forma de Pagamento: Boleto bancário, Cartões (Visa, Mastercard) e Empenho

Gestão da Piscicultura e da Pesca

Objetivos:
Capacitar os participantes acerca de: Boas práticas e manejo da tilapicultura; educação ambiental; cadeia de beneficiamento do pescado e geração de renda para mulheres; consórcio: tilapicultura e horticultura / fruticultura.

 

Conteúdo Programático:

1- Caracterização do empreendimento – Noções de empreendedorismo; Segurança e saúde do trabalhador rural – NR-31.
2 – Análise para implantação do viveiro.
3 – Tipos de Piscicultura.
4 – Sistemas de Cultivo.
5 – Espécies de peixes.
6 – Processo de alevinagem.
7 – Povoamento.
8 – Biometria.
9 – Manejo alimentar.
10 – Despesca.
11 – Beneficiamento e conservação do pescado.
12 – Educação ambiental.
13 – Geração de renda para mulheres.
14 – Criação consorciada – Horticultura; Fruticultura.

 

Material a ser fornecido

Cada participante receberá um kit contendo: boné, pasta, bloco de anotações, caneta, crachá e material didático completo.

 

Sob consulta

Orçamento e controle de obras

Objetivos:
Fornecer uma visão completa e atualizada sobre orçamento de obras de construção, abordando desde os encargos sociais até o cálculo do preço final, incluindo cálculo BDI e planilhas orçamentárias.

 

Conteúdo Programático:
-Técnicas de orçamentação e levantamento de preços.
-Elaboração e detalhamento de memória de cálculo.
-Entendimento e elaboração de composição de serviços.
– Planilhas orçamentárias.
-Cálculo BDI – Licitações

 

Material a ser fornecido
Cada participante receberá pasta, bloco de anotações, caneta e material didático completo.

 

Carga horária: 12 horas.

 

Sob consulta

Como falar em público

Objetivos:
-Melhora as relações interpessoais, conquistar amigos, parceiros de negócios e clientes;
-Ajudar o participante a torna-se uma pessoa carismática, respeitada e admirada em seus círculos de relacionamento;
-Fazer apresentações acadêmicas, TCC, monografia, defesa de dissertações e teses, com segurança e eloquência;
-Ensinar a utilização dos recursos áudio visuais com maestria;
-Desenvolver uma postura adequada para transmitir credibilidade;
-Preparar o participante para se tornar sua melhor versão.

 

Público Alvo:
Pessoas que desejam falar com clareza, segurança e eficiência, além de vencer negociações e argumentações difíceis; que buscam um melhor relacionamento com as pessoas ao seu redor por meio de uma comunicação eficiente; que tem uma mensagem positiva que pode fazer a vida de outras pessoas melhor.

 

Sob consulta

Contratos e Convênios

Objetivos:
Difundir conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão e fiscalização de contratos administrativos e convênios, promovendo a capacitação e aperfeiçoamento dos participantes, de modo a contribuir para eficiência e eficácia em todas as etapas do processo de contratações da administração pública.

 

Conteúdo Programático:

Gestão de contratos: definição, obrigatoriedade e atores envolvidos; Gestor do contrato: definição, obrigatoriedade, designação, perfil, atribuições e responsabilidades; Fiscal de contratos: definição, cabimento, designação e competências; Preposto de contratado; Livro de ocorrências: cabimento, formato e objetivos; Noções acerca de Contratos Administrativos: conceito, legislação aplicável, características e principais tipos; formalização: termo de contrato e documentos que substituem; principais cláusulas contratuais: objeto, regimes de execução e forma de fornecimento, preço, prazos, dotação orçamentária, garantia e subcontratação; publicidade dos contratos; alterações contratuais; alterações do objeto: modificações qualitativas e quantitativas; alterações de preço: reajuste, repactuação e revisão; formalização: aditamentos e apostilamentos; execução do contrato, faturamento e recebimento do objeto; nulidade do contrato: motivo e efeitos. Procedimentos relativos aos estágios da liquidação e do pagamento da despesa. Documentação a ser gerada, relativamente à gestão e fiscalização de contratos e a todas as fases do contrato administrativo. Noções gerais acerca da gestão de convênios, relativamente a todas as suas fases (proposição, celebração, execução e prestação de contas).

 

Material a ser fornecido

Cada participante receberá pasta, bloco de anotações, caneta e material didático completo.

 

Currículo do facilitador

Nome: Jaciratan Aguiar de Ramos Filho

Graduado e Especialista em Direito Administrativo e Gestão Publica (2005). Tem experiência na área de Direito Administrativo e Constitucional, atuando principalmente nos temas Princípios Constitucionais, Direito Administrativo e Gestão Ambiental.

 

Carga horária: 20 horas.
Período de realização: 31/11,  01 e 02/12
Horário: das 8h00 às 17h30 e dia 02/12, das 08 às 12h00
(Será servido almoço e coffee break aos participantes.)
Local: Natal/RN – Casa da Indústria – IEL/RN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova
Investimento: R$ 980,00
Forma de Pagamento: Boleto bancário, Cartões (visa, mastercard) e Empenho

 

Inscreva-se no curso

Auditor Interno da Qualidade

Objetivo:
Realização de capacitação para formação e atualização de auditores internos, com vistas à realização de auditorias internas no Sistema de Gestão da Qualidade com base na norma: ISO-9001:2015.

 

Conteúdo Programático:
• Revisão da NBR ISO 9001:2015;
• Principais mudanças;
• Visão geral sobre a NBR ISO 19011:2012;
• Características Comportamentais e Habilidades do Auditor;
• Estudos das fases da auditoria (preparação, planejamento, execução e ações pós-auditoria);
• Preenchimento dos Registros de Não Conformidade e do Relatório de auditoria.

 

Sob consulta

Gerando Resultados em Equipes

Objetivo:
Demonstrar a capacidade que todo líder tem de ter em sua equipe colaboradores que vão além de suas responsabilidades. Que fazem o que é preciso para alcançar os resultados, através da iniciativa e responsabilidade com projetos, processos e problemas. Um líder que gera resultados é uma pessoa capaz de influenciar os integrantes de sua equipe intencionalmente para gerar através deles, os resultados esperados pela empresa.

 

Conteúdo Programático:
• Posicionamento Estratégico;
• Treinamento;
• Indicadores de Performance;
• Administração do Tempo;
• Comunicação;
• Criatividade;
• Motivação;
• Conflitos.

 

Sob consulta

Gestão de Custos e Formação de Preços

Objetivo:
Identificar os elementos que influenciam a gestão de custos na formação do preço de venda, direcionando para o estabelecimento de preços de vendas compatíveis com o mercado e a busca da lucratividade.

Conteúdo Programático:
• Custos: conceito, nomenclatura e elementos;
• Custo de produtos e serviços;
• Estoques: critério de avaliação;
• Custeio: métodos e sistemas;
• Formação de preço de venda;
• Análise de mercado (oportunidades e ameaças);
• Análise custo-volume-lucro.

 

Sob consulta

Liderança na Gestão

Objetivo:
Identificar a distinção entre o conceito de liderança como uma qualidade pessoal (combinação especial de características pessoais que fazem de um indivíduo um líder) e de liderança como função (decorrente da distribuição da autoridade de tomar decisões em uma empresa), potencializando o comportamento de liderança (que envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc.) através das recomendações teórico/práticas sobre a liderança exigida nas organizações, a auto percepção e a percepção dos subordinados sobre a liderança.

Conteúdo Programático:
• Competências essenciais para a liderança;
• Ferramentas e estratégias gerenciais;
• Liderança e gestão de pessoas;
• Desafio de trabalhar com equipes de resultado.

 

Sob consulta

Gestão Financeira em MPEs

Objetivo:
Estimular a mudança de comportamento, bem como demonstrar a importância da gestão financeira, dispondo aos participantes instrumentos e informações que lhes permitirão administrar o caixa, projetar o fluxo de caixa, refletir sobre a formação do preço de venda, entender o demonstrativo de resultados e analisar os resultados de seu empreendimento.

 

Conteúdo Programático:
• Planejamento financeiro;
• Fluxo de caixa;
• Preço de venda;
• Demonstrativo de resultados;
• Analisando a lucratividade;
• Verificando a rentabilidade;
• Entendendo o retorno do investimento;
• Compreendendo o ponto de equilíbrio financeiro.
Sob consulta

Elaboração de Projetos + CANVAS

Objetivo:
Dotar os participantes das competências necessárias para a participação e gestão de projetos, considerando que as organizações públicas e privadas vêm sendo pressionadas a inovarem e desenvolver diferenciais de forma permanente, buscar-se-a a simplicidade e aplicabilidade de conceitos, de forma que o participante esteja imediatamente capacitado para atuar na gestão de projetos.

 

Conteúdo Programático:
• Objetivos e técnicas comuns da Gestão de Projetos;
• Definição do Objetivo e do Escopo de um projeto;
• Ferramentas de Planejamento e Modelagem do Projeto;
• Ciclo de Vida do Projeto;
• Definição do Orçamento;
• O papel do gerente de projetos (Execução e Liderança);
• Acompanhamento de Riscos e Premissas;
• Principais atores na gestão de projetos (Gestor, Clientes, Patrocinador, Stakeholders);
• Ferramentas de Comunicação e Acompanhamento;
• Governança e Accountability em Projetos Públicos;
• Instrumentos de Avaliação;
• Gestão de Programas e Portfólios;
• Introdução ao Project Management Office;
• Project Model CANVAS.

 

Sob consulta

Falar em Público: Oratória, Postura e Imagem

Objetivo:
Proporcionar aos participantes melhor capacidade de comunicação e postura no ambiente profissional e interpessoal, ampliando a habilidade de lidar com o público geral.

 

Conteúdo programático:

• Introdução à Comunicação;
• Comunicação Interpessoal;
• Aprendendo sobre Comunicação Não-Verbal (Semblante, Apresentação Pessoal e Linguagem Corporal)
• Expressão Facial, Gestos, Postura, Linguagem das Roupas);
• Aprendendo sobre Comunicação Verbal (Dicção, Entonação, Impostação de voz e Dicas para falar melhor,
• Exercícios para a articulação da fala e coordenação da voz);
• Superando o medo de falar em público;
• Como apresentar um discurso;
• Recursos Audiovisuais;
• O discurso.

 

Sob consulta

Gestão com Pessoas - Seus Conflitos, Suas Motivações

Objetivo:
Potencializar os gestores para o trabalho com pessoas, demonstrando que a realização dos processos das organizações estão diretamente ligados ao desempenho das pessoas da organização a quem competem atividades essenciais nos níveis estratégico e operacional. Cada vez mais, as organizações percebem que de nada valerão suas estratégias de negócios para ampliar mercados, conquistar clientes e obter resultados favoráveis se não considerarem que tudo depende da boa execução dos processos que compõem sua cadeia produtiva.

Conteúdo programático:
• Análise organizacional em gestão de pessoas.
• Gestão dos processos de T&D.
• Gestão por Competências.
• Habilidades Gerenciais. Liderança e Formação de Equipes.
• Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista.
• Seleção Estratégica de Pessoas.
• Remuneração Estratégica.

 

Sob consulta

eSocial e sua Aplicabilidade

Objetivo:
Estudar as principais regras da contribuição previdenciária patronal, tendo por base a Instrução Normativa nº 971/2009, com todas as alterações posteriores, inclusive as ocorridas no final de 2015.

 

Conteúdo Programático:

• As principais contribuições previdenciárias que incidem sobre a folha de pagamento de empregado e contribuintes individuais;
• A inconstitucionalidade da contribuição incidente na contratação de cooperativas de trabalho;
• O instituto da retenção de 11% sobre a prestação de serviços e a informação dos benefícios do eSocial;
• Custeio previdenciário com ênfase na contribuição sobre a folha de pagamento;
• Prestação de serviço através de cessão de mão-de-obra e empreitada – retenção 11%
• Contribuição previdenciária na contratação de cooperativas de trabalho;
• Melhores práticas trabalhistas e previdenciárias para implantação do eSocial;
• Como a RFB vai fiscalizar a contribuição previdenciária.

 

Sob consulta

Licitação e Contratos

Carga horária: 24 horas

Objetivo:

Ampliar os conhecimentos ligados à área de licitação e contratos administrativos e os ditames legais que estes estão submetidos.

Conteúdo

  • Aspectos legais da Lei 8.666/93, Lei Complementar 123/06 e alterações e Lei 15.608/07;
  • A Lei de Responsabilidade Fiscal e as Licitações Públicas;
  • Comissão de Licitação;
  • Pregão e seus procedimentos;
  • Fases e modalidades;
  • Definição e especificação do objeto;
  • Indicação de marca, características exclusivas e similaridade do objeto;
  • Questões sobre “orçamento estimativo”, preço de referência, preço máximo, sobrepreço e preço inexequível;
  • Modelo licitatório adequado para de maior vantagem na contratação;
  • Parcelamento do objeto X fracionamento ilegal de despesa;
  • Parecer jurídico-responsabilidade sobre o parecerista e administrador;
  • Responsabilidades pela condução das licitações;
  • Saneamento de falhas e erros;
  • Contratação direta – aspectos polêmicos acerca de dispensas e inexigibilidade;
  • Modos e instrumentos de formalização dos contratos;
  • Validade e da eficácia dos contratos administrativos;
  • Duração dos contratos administrativos;
  • Alterações contratuais;
  • Suspensão e declaração de inidoneidade;
  • Fiscalização da execução dos contratos;
  • Recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos (reajuste, revisão e repactuação);
  • Antecipação e retenção de pagamentos;
  • Ata de Registro de Preços X duração dos contratos dela advindos;
  • Procedimentos essenciais da adesão a Ata de Registro de Preços;
  • Outros pontos controversos de licitações públicas e contratos administrativos.

Sob consulta

A nova contabilidade pública

 A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA

Conteúdo

  • Campo de Atuação da Contabilidade Pública
  • Objeto da Contabilidade Pública
  • Princípios Orçamentários
  • PPA, LDO e LOA
  • Regime da Contabilidade Pública
  • Legislação Aplicada á Contabilidade Pública
  • NBC T 16: alterações na contabilidade pública
  • Licitação: legislação e procedimentos aplicados
  • Sistemas Aplicados á Contabilidade Pública
  • Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)
  • Principais diferenças entre o PCASP atual e o novo PCASP
  • Despesa e Receita Pública (conf.port.conj.STN/SOF 3/2008)
  • Sistema de Custos Aplicado à Contabilidade Pública
  • Lançamentos Contábeis Padronizados nas esferas Governamentais.

Sob consulta

Desenvolvimento de competências

  • Sensibilização de gestores e profissionais para os novos processos de gestão de pessoas por competências e o necessário desenvolvimento de suas habilidades.
  • O contexto e tendências atuais, tais como, processo globalizatório, sociedade do conhecimento, novos modelos de gestão (gestão virtual, BSC, gestão por competências, rh estratégico), novos marcos legais, gestão pública, Estado e suas tendências.
  • A gestão por competências, seus conceitos e suas etapas de implantação: estratégia, mapeamento, diagnóstico, desenvolvimento e capacitação, plano de ação, acompanhamento e avaliação.
  • A gestão por competências e as práticas de gestão de pessoas: atração, desenvolvimento e retenção de talentos.
  • Vivências utilizando técnicas e ferramentas que visem o desenvolvimento das habilidades das lideranças e gestores, além da prática dos processos envolvendo a gestão de competências.

Sob consulta

Elaboração de projetos

  • Negócios;
  • Balanced Scorecard (BSC);
  • Mapas Estratégicos,
  • Gerenciamento de Projetos;
  • Project Model Canvas;
  • Gerenciamento de Portifólio de Projetos;
  • Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO)
  • Maturidade em Gerenciamento de Projetos (PMM).

Sob consulta

Atualização da norma ISO-9000

  • – Revisão da Norma ISO 9000:2015.
  • – Principais Mudanças;
  • – Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011;
  • – Características comportamentais e habilidades do Auditor;
  • – Estudos das Fases da Auditoria (Preparação, Planejamento, Execução e ações pós-auditoria);
  • – Auditoria Documental;
  • – Como coletar evidências de não-conformidades;
  • – Preenchimento dos Registros de Não Conformidade, e do Relatório de Auditoria;
  • – Exercícios e Estudos de Casos diversos baseados em situações reais;

Sob consulta

Gestão de contratos e convênios

Objetivo

Difundir conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão e fiscalização de contratos administrativos e convênios, promovendo a capacitação e aperfeiçoamento dos participantes, de modo a contribuir para eficiência e eficácia em todas as etapas do processo de contratações da administração pública.

Conteúdo

Gestão de contratos: definição, obrigatoriedade e atores envolvidos; Gestor do contrato: definição, obrigatoriedade, designação, perfil, atribuições e responsabilidades; Fiscal de contratos: definição, cabimento, designação e competências; Preposto de contratado; Livro de ocorrências: cabimento, formato e objetivos; Noções acerca de Contratos Administrativos: conceito, legislação aplicável, características e principais tipos; formalização: termo de contrato e documentos que substituem; principais cláusulas contratuais: objeto, regimes de execução e forma de fornecimento, preço, prazos, dotação orçamentária, garantia e subcontratação; publicidade dos contratos; alterações contratuais; alterações do objeto: modificações qualitativas e quantitativas; alterações de preço: reajuste, repactuação e revisão; formalização: aditamentos e apostilamentos; execução do contrato, faturamento e recebimento do objeto; nulidade do contrato: motivo e efeitos. Procedimentos relativos aos estágios da liquidação e do pagamento da despesa. Documentação a ser gerada, relativamente à gestão e fiscalização de contratos e a todas as fases do contrato administrativo. Noções gerais acerca da gestão de convênios, relativamente a todas as suas fases (proposição, celebração, execução e prestação de contas).

 

Sob consulta