Desafios para a ‘Transição Ecológica e Digital no RN’ são destaque em painéis da Jornada Nacional de Inovação

10/10/2025   15h59

 

Diretores e CEOs de empresas, entre as quais startups, com experiência no fomento a projetos inovadores participaram de painéis nesta sexta-feira (10), durante o 1º Encontro Estadual da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, realizado no auditório da Casa da Indústria, em Natal. Os executivos apresentaram estratégias para estimular um ambiente de inovação e destacaram o papel da transição digital e ecológica nos negócios, além dos desafios para manter a criatividade de colaboradores e gestores em constante atualização.

 

A Jornada é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. No Rio Grande do Norte, o evento é correalizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e pelo Sebrae-RN para reunir empresas, instituições, lideranças da indústria potiguar, presidentes e diretores de sindicatos filiados à Federação, além de gestores públicos.

 

“Criamos, na empresa, um setor específico para tratar de inovação”, afirmou o CEO da Dois A Engenharia, Sérgio Azevedo, que também preside o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON-RN). “A missão é, mais do que lidar com questões subjetivas ou idealistas, analisar nossos processos cotidianos e identificar oportunidades de melhoria”, explicou.

 

Sérgio Azevedo ressaltou que o principal desafio na área de sustentabilidade é adequar as práticas à realidade de cada negócio, com uma abordagem semelhante à pesquisa aplicada. “A inovação é imprescindível. As empresas que não estiverem atentas a esse processo não estarão no mercado no futuro”, afirmou.

 

O painel “Desafio da Transformação Digital do Rio Grande do Norte” teve mediação do diretor e primeiro tesoureiro da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC), Djalma Júnior. Participaram ainda a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes; o fundador e CEO da Lize Edu, Luiz Gonzaga Carvalho; e o fundador da Capte.ai, Gileno Negreiros.

 

 

“Vivemos uma grande transformação. As empresas que não se posicionam acabam ficando para trás”, observou Fabiana Lopes, ao destacar o compromisso do grupo com o avanço para uma economia de baixo carbono.

 

 

O painel sobre o “Desafio da Transição Ecológica do Rio Grande do Norte” reuniu a gerente de sustentabilidade da Riachuelo, Karina Dornelas; o diretor da Produmar e presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA-RN), Arimar França Filho; o vice-presidente do SINDRECICLA/RN, Manoel Patrício Neto; e a CEO da Microciglo Biotecnologia, Carolina Minnicelli. A mediação foi do gerente de Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis.

 

Durante a Jornada, também foram realizados workshops sobre acesso a recursos de fomento e gestão da inovação, voltados para empresários e representantes de instituições do setor produtivo.