
As atividades que marcam as comemorações do Dia Mundial do Pão, celebrado em 16 de outubro, no Rio Grande do Norte, incluem uma ação de responsabilidade social por intermédio da qual padarias farão doações a instituições beneficentes, previamente definidas. A ação foi um dos temas tratados em reunião da Rede Pão com o do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) e da AIPAN, na manhã desta quarta-feira (11), na Casa da Indústria.
O presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia, destaca que a data é uma oportunidade também para informar sobre o valor nutricional do pão e desfazer mitos.
O pão integra um dos grupos alimentares básicos, necessário para a manutenção da saúde. Fonte de energia e vitaminas, o valor nutricional desse alimento pode aumentar uma vez que alguns tipos são produzidos com ingredientes adicionais como ovos, leite, cereais, frutas e farinhas especiais. Tanto o pão integral como o de grãos são ricos em fibras.
A nutricionista Aline Faheina explicou, durante a campanha “Pão é Nutrição”, promovida pelo SESI-CE, que “o pão é um alimento muito versátil e apropriado para vários momentos do dia”. “Assim como qualquer outro alimento tem suas calorias, claro, mas não é considerado hipercalórico e nem o responsável pelo aumento do peso”, garante. Com isso, o consumo do pão de forma equilibrada assegura uma alimentação rica em nutrientes e favorece refeições benéficas.
Ivanaldo Maia lembrou que o Dia Mundial do Pão foi instituído em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros, para homenagear esse tradicional e nutritivo alimento e desde então é celebrado em diversos países, inclusive no Brasil.
Ele ressaltou também que o SINDIPAN-RN e a Rede Pão têm mobilizado anualmente a indústria de panificação para promover para as doações de pães a instituições beneficentes. “Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social e uma contribuição do nosso setor para ajudar aos que precisam do apoio e de assistência em parceria com instituições que atuam em benefício da comunidade,” explicou Ivanaldo Maia.
Na próxima segunda-feira (16), Dia Mundial do Pão, o SINDIPAN anunciará a data da entrega dos vouchers às entidades que serão beneficiadas e o local da entrega.