
O Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (CONECIT/RN) está oficialmente instalado e seus integrantes foram empossados durante solenidade nesta terça-feira (06), no auditório da Governadoria, pela governadora Fátima Bezerra. O diretor da FIERN Djalma Barbosa da Cunha Júnior tomou posse como representante da indústria, tendo como suplente a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo.
“O Conselho tem a representação que havia sido delineada nas discussões sobre a política de ciência e tecnologia do Estado. Agora, é preciso criar os projetos para aplicação nas áreas econômicas que são mais adensadas no Rio Grande do Norte, para que possamos avançar com pesquisas e conhecimento voltado à inovação”, destacou Djalma Júnior, que também é presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (COINCITEC) da FIERN.

Ele acrescentou que é necessário garantir a aplicação dos recursos previstos na legislação estadual, com fontes definidas para a ciência e a tecnologia. “Temos que garantir a implementação do Fundet (Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico)”, afirmou. Ele explicou que, uma vez assegurados os recursos, devem ser elaborados e publicados editais por meio dos quais os projetos de pesquisa poderão ser selecionados para receber os incentivos necessários.
Djalma Júnior também afirmou que existem iniciativas no Rio Grande do Norte que demonstram ser possível inovar e desenvolver ciências aplicadas, ao citar o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) como uma dessas referências.
“O objetivo é tornar a pesquisa e a ciência aplicada ‘vivas’ em nosso estado, pois a classe empresarial está ansiosa por avanços. Se conectarmos as instituições de ensino e pesquisa às atividades econômicas, alcançaremos esse desenvolvimento”, defendeu.

Ele ressaltou que o estímulo à inovação é fundamental para que as empresas aumentem sua produtividade e tenham capacidade de expandir seus negócios. Por isso, considerou positivo que o governo tenha instituído, como foi sugerido nas discussões, ampla representação a diversas entidades do setor produtivo no CONECIT.
O CONECIT/RN é um órgão consultivo e deliberativo, com o intuito de “fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico do estado”. Na cerimônia, foram empossados representantes de instituições de ensino e pesquisa, como a UFRN e a UERN, federações empresariais e órgãos do governo estadual que atuam na área de ciência e tecnologia. A governadora Fátima Bezerra é a presidente do Conselho. “O CONECIT é composto por instituições representativas da academia e do setor produtivo. O objetivo principal é valorizar e priorizar cada vez mais a ciência, por meio deste Conselho tão importante para o presente e o futuro do RN”, comentou a governadora.
