O diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, participou da abertura do 38° Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE), promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista do Rio Grande do Norte (Sindilojas RN) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN). A abertura foi na noite de quarta-feira (9), no Centro de Convenções de Natal.

O diretor da FIERN destacou, na ocasião, que o evento demonstra unidade dos dirigentes sindicais e elogiou a iniciativa das entidades que representam o setor no Rio Grande do Norte de trazer o Congresso para Natal. Heyder Dantas disse também que os setores produtivos têm buscado, por intermédio do associativismo, caminhos para superar as dificuldades e contribuir para o desenvolvimento.
Na abertura do Congresso, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, afirmou que o varejo tem “especificidades das mais variadas nos estados, porém enfrentam os mesmos desafios” nos diversos estados. “Por isso, nosso encontro é também uma grande celebração da resiliência”, observou.

O Sindilojas RN, Gilberto Costa, as atividades do evento são uma forma de aumentar o impacto e o alcance da atuação dos sindicatos. “Precisamos despertar, dentro do meio empresarial, a importância de um sindicato forte e efetivamente representativo”, ponderou
O Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais é um evento anual, realizado sempre por um sindicato patronal que atua junto ao setor terciário, nas principais capitais do comércio do país.
O CNSE prossegue nesta quinta (10) e sexta-feira (11). Nesta quinta, haverá palestras sobre os desafios da economia, a reforma sindical e o julgamento do tema 1046 pelo STF; além de comissões temáticas para discutir negociações coletivas e outros temas de interesse. Para a sexta, estão programados debates sobre a reforma trabalhista às tendências e oportunidades do varejo.