Diretor da FIERN prestigia posse do prefeito de Natal na Academia Norte-rio-grandense de Letras

24/07/2023   15h28

O diretor primeiro-secretário da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Heyder Dantas, participou na última sexta (21) da solenidade que empossou o prefeito Álvaro Dias como novo imortal da Academia Norte-rio-grandense de Letras (ANL). O evento contou com a presença de autoridades e diversos acadêmicos.

 

Heyder Dantas afirmou que não há dúvida de que o novo imortal vai contribuir e somar com demais acadêmicos para que a ANL prossiga enquanto instituição referência para a cultura literária no Estado. “Seridoense, Álvaro Dias é um amante da leitura e possui uma das maiores bibliotecas do Rio Grande do Norte. Autor de livros relevantes, tem interesse em temas históricos e literatura. Enquanto gestor municipal, contribui para disseminar a cultura popular. Com essa trajetória, não há dúvida de que vai contribuir e somar com demais acadêmicos para que a ANL prossiga enquanto instituição referência para a cultura literária no Estado”, afirmou.

 

Crédito: Canindé Soares

O novo acadêmico foi saudado pelo acadêmico e professor, Luiz Eduardo Brandão Suassuna, que traçou um paralelo entre Álvaro Dias e o patrono da cadeira 6 que ele passa a ocupar, o também médico, político e escritor Luís Carlos Wanderley. Na saudação, também foi lembrado o ocupante anterior da cadeira João Batista Pinheiro Cabral que faleceu no início deste ano.

 

Em seu discurso de posse, Álvaro Dias ressaltou a importância do ofício de um escritor e celebrou sua entrada na Academia Norte-rio-grandense de Letras: “Nesta noite tão especial, tenho de admitir com absoluta sinceridade, este é um momento de profundo orgulho pessoal. Mas de um orgulho sem soberba, forte e verdadeiro, aquele orgulho que comove e emociona o coração humano. Deus sabe o quanto sonhei e lutei, com os humildes limites de minhas forças, para viver este dia e este momento, que para mim representa um dos instantes mais importantes, solenes e sublimes da minha vida”, disse.

 

Autor de dois livros: “O Que Tenho a Dizer”, coletânea lançada em 2022, reunindo discursos proferidos ao longo de sua trajetória política, e “A Guerra dos Tamoios e a História não contada do Brasil”, lançado em abril deste ano, fruto de intensa pesquisa histórica que discorre sobre a escravidão indígena, Álvaro Dias já era sócio de honra da ANL desde o ano passado.