
Em reconhecimento à contribuição para o desenvolvimento econômico sustentável e a inovação no Estado, empresários industriais, diretores da FIERN e lideranças de sindicatos filiados ao Sistema Indústria do RN receberam a Medalha do Mérito Potiguar, concedida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Os homenageados da edição 2025, do setor industrial, foram os vice-presidentes da FIERN Ednaldo Barreto e Sílvio Torquato; os diretores Sandro Jorge e Airton Torres; a presidente do Sindicato da Indústria de Sorvetes do RN (SINDISORVETE), Zauleide Queiroz; o presidente do Sindicato da Indústria da Pesca do RN (SINDIPESCA), Arimar França Filho; e o associado do SINDISORVETE, Valcides Sales. Também receberam a honraria a diretora do Centro de Educação e Tecnologias Aluísio Bezerra, do SENA, em Santa Cruz, Maria Luciene Pontes, e o diretor da Aura Borborema, Frederico Izaias Silva.
O vice-presidente da FIERN, Ednaldo Barreto, destacou que as condecorações representam o reconhecimento às contribuições para os avanços da atividade produtiva no Rio Grande do Norte. Em pronunciamento no qual representou o setor industrial, ele ressaltou o diálogo institucional da FIERN com o governo e o papel da indústria na economia potiguar, considerando que o setor tem potencial de multiplicar os efeitos sobre os negócios.
“Agradecemos e parabenizamos, em nome da indústria, essas homenagens. Nesta oportunidade, reafirmamos a expectativa de continuar entregando o melhor por intermédio da FIERN, em parcerias cada vez mais fortalecidas, visando ao desenvolvimento e a um ambiente produtivo cada vez mais promissor”, afirmou Barretou, que representou a Federação na ocasião.
“Visamos à construção de um estado mais produtivo e próspero”, acrescentou Ednaldo Barreto, que também é presidente do Sindicato das Indústrias de Doces e Conservas Alimentícias do Rio Grande do Norte (SINDAL-RN). “É oportuno reafirmar que a indústria possui uma cadeia extensa e fundamental para a economia. Para cada R$ 1 produzido no setor, são gerados R$ 2,40 que circulam na economia”, ressaltou. “Ao citar essa informação, não se trata de estabelecer uma competição entre setores, uma vez que todas têm sua importância, mas de destacar em números a relevância da cadeia produtiva da indústria que contribui para o fortalecimento e o desenvolvimento do Estado”, observou.
Ele também citou que, durante as discussões sobre o aumento das tarifas dos Estados Unidos, houve diálogo entre a FIERN e o poder público para a busca de alternativas.
O vice-presidente da FIERN, Sílvio Torquato, afirmou que a entrega do Mérito Potiguar a diversas lideranças do setor industrial do Rio Grande do Norte confirma a contribuição desse segmento para o crescimento econômico do Estado, com equilíbrio social. “Há diálogo e integração, o que tem sido positivo e contribuído para os avanços da indústria”, avaliou.

O diretor da Federação das Indústrias Sandro Jorge Peixoto afirmou que a condecoração é relevante por reconhecer a geração de emprego e renda no Estado. “Estamos sempre trabalhando no dia a dia, buscando novos negócios, investimentos e inovação, contando com a parceria de diversas indústrias. Esse reconhecimento é um momento importante”, comentou. “Também estamos com um novo projeto para a fabricação de embalagens, cujo pontapé inicial foi dado hoje, com a liberação da área para a construção de um novo empreendimento”, informou.
Para o diretor da FIERN, a homenagem demonstra que o trabalho, o empenho e a dedicação recebem o devido reconhecimento.

A governadora Fátima Bezerra entregou a Medalha do Mérito Potiguar a 21 agraciados que contribuíram para o avanço econômico, científico, tecnológico e inovador do Rio Grande do Norte. A comenda foi instituída pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) em 2019. A cerimônia foi realizada no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo do Estado, e reuniu representantes do setor produtivo, autoridades e gestores públicos.
Segundo a governadora, a honraria é destinada a personalidades que se destacam por sua contribuição significativa ao desenvolvimento da economia potiguar. “Desde 2019, quando foi instituída, a comenda se consolida como reconhecimento público voltado a agentes que impulsionam a economia do Rio Grande do Norte, fortalecem cadeias produtivas, ampliam investimentos, geram empregos e promovem justiça social”, afirmou.