
Os empresários da indústria do Rio Grande do Norte iniciaram, na segunda-feira (29), a nova etapa do Programa IEL de Educação Executiva Global, na La Salle University, em Barcelona. O grupo permanecerá cinco dias na cidade espanhola e é formado pelo diretor 1º Tesoureiro da FIERN e presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia (Coincitec), Djalma Barbosa da Cunha Júnior; pela diretora da FIERN e vice-presidente do Simetal, Tercina Suassuna; e pelo diretor de Relacionamentos e Associativismo da FIERN Jovem, Pablo Farias.
“O programa nos proporciona a oportunidade de conhecer o que Barcelona fez para se consolidar entre as cidades mais inovadoras do mundo, além de entender o funcionamento dos espaços colaborativos e inovadores”, afirmou Djalma Júnior. Segundo ele, a programação na universidade inclui também ferramentas e reflexões sobre inteligência artificial e outras tecnologias aplicadas a negócios.
“Há ainda um importante relacionamento com empresários de vários estados que participam do programa, o que fortalece o ecossistema nacional de inovação”, acrescentou o diretor da FIERN.

Com o tema “Conexão global e liderança conectada”, a programação reúne workshops com especialistas, visitas técnicas e experiências imersivas em ambientes de inovação. Um dos destaques da agenda é a visita à Danone, fundada em Barcelona e responsável pelo primeiro centro tecnológico dedicado à inovação e digitalização na região.
As atividades incluem ainda aulas e encontros voltados ao networking, com metodologia action learning, que combina exposições, reflexões e discussão de problemas reais. Nesses debates, os participantes buscam soluções e analisam resultados.
Entre os especialistas que conduzem as atividades estão Isabella Bellot, com mais de 25 anos de experiência em transformação digital; Jordi Garrido, ex-CEO de empresas internacionais; Martin Longobucco, fundador de empresa de Big Data em Barcelona; Rafael Garcia, especialista em desenvolvimento de lideranças; Tiago Abreu, voltado à aceleração de startups e inovação; e Yuko Nakasone, executiva com mais de 30 anos de experiência em negócios internacionais.
A agenda também prevê encontro no Consulado do Brasil em Barcelona, painéis com autoridades brasileiras e interlocuções com o Barcelona Health Hub, sobre o crescimento de clusters que conectam academia e associativismo. Os participantes visitarão ainda empresas e instituições que contribuem para o fortalecimento do ecossistema de inovação local.
Um dos cases acompanhados será o da Nestlé, que mantém na cidade o Centro Global de IT Hub, com mais de 600 especialistas em diversas áreas de tecnologia, desempenhando papel estratégico na transformação digital da companhia. Os líderes também terão mentorias personalizadas com professores da La Salle e especialistas de instituições como ESADE, Acció e Barcelona Tech City.
“O Programa IEL Barcelona é uma iniciativa estratégica para o fortalecimento da indústria brasileira, ao aproximar nossos executivos das principais tendências globais e dos ecossistemas de inovação mais avançados, criando conexões que ampliam a competitividade das empresas”, disse Rebeka Fernandes de Medeiros França, gerente executiva de Operações e Negócios do IEL-RN.
“Ao proporcionar essa experiência internacional, o IEL reafirma seu compromisso em preparar lideranças para transformar desafios em oportunidades e consolidar o protagonismo do Brasil na nova economia global”, completou a gerente.
Para Marina Aragão, coordenadora de Carreiras e Educação Executiva do IEL-RN, o programa representa um marco para a formação de líderes brasileiros em um cenário global competitivo. “Ao proporcionar vivências em um dos maiores ecossistemas de inovação da Europa, conectamos nossas empresas às tendências que moldam a nova indústria. Essa experiência fortalece não apenas a visão estratégica dos executivos, mas também a capacidade do Brasil de competir em escala internacional com soluções inovadoras e sustentáveis”, afirmou.