
A diretoria da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) aprovou o parecer jurídico referente à admissibilidade de filiação do Sindicato da Indústria de Moagem de Sal do RN (SIMORSAL). Na reunião de diretoria desta quinta-feira (13), as lideranças industriais foram unânimes em aprovar o parecer que admite a entrada do novo sindicato à Federação. Com isso, a filiação do SIMORSAL à FIERN será deliberada em assembleia geral.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, ressalta que a chegada do SIMORSAL fortalece a representatividade do setor. “Já contamos com o Sindicato da Indústria de Extração do Sal [SIESAL] no quadro de filiados e, com as indústrias de moagem, teremos a representatividade, no âmbito da FIERN, de toda a cadeia produtiva desse importante segmento para a economia potiguar”, ressalta.

A indústria salineira potiguar é responsável por 95% da produção de sal do Brasil e, por suas condições naturais e territoriais, é considerado o maior produtor de sal marinho do país. De acordo com dados do setor, Mossoró, Areia Branca e Grossos concentram 55,68% dessa produção; e Macau, Porto do Mangue, Galinhos e Guamaré, 44,32%. Diariamente, no polo salineiro do Rio Grande do Norte, mais de 300 carretas transportam o sal para outros Estados.
A diretoria também aprovou os nomes a serem homenageados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, mais alta honraria destinada a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo e contribuições para o desenvolvimento da indústria potiguar e defesa da livre iniciativa, a empresários e apoiadores da indústria do Rio Grande do Norte.
Serão agraciados o presidente do SIESAL, Airton Torres; a empresária Lourdes Medeiros Pereira, associada ao Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN (SindRecicla-RN); o empresário Nilson Weber, do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Mossoró e Região Oeste (SINDUSCON Oeste); o presidente do Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do RN (SINDMÓVEIS-RN), Ney Robson Alves; o vice-presidente da FIERN Silvio Torquato; e a diretora-presidente do Grupo Neoenergia, Fabiana Carvalho Lopes.
A entrega acontecerá em cerimônia realizada no dia 27 de novembro, com diretores e gestores do Sistema FIERN, além de representantes do governo e do setor produtivo.
Ainda na reunião, foram debatidos temas estratégicos para a indústria potiguar, como os resultados da missão da FIERN à China e o diálogo da Federação junto ao Governo do Estado sobre a antecipação do ICMS para empresas do Proedi.