Empresárias e líderes industriais se reuniram na Casa da Indústria, nesta segunda-feira (8), para o encontro de conclusão do projeto de Liderança Feminina Inovadora na Indústria. A iniciativa faz parte do programa Ela Faz Indústria e integra o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), realizado pela FIERN em parceria com o Sebrae-RN.
“Participo do Ela Faz Indústria desde o primeiro encontro e fiquei muito feliz quando vi mais mulheres participando do projeto. São mulheres competentes e com grande potencial de liderança, de fazer diferente e inspirar ainda mais mulheres a serem líderes”, afirmou a diretora da Federação das Indústrias do RN (FIERN) e vice-presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Rio Grande do Norte (SIMETAL-RN, Tercina Suassuna.

A coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, enalteceu o papel das mulheres na indústria potiguar. “Esse projeto é um grande sucesso na formação de lideranças femininas. A partir do momento que ocupamos os espaços, vencemos as barreiras e superamos desafios”, disse.

O encontro foi liderado pelos consultores do IEL-RN, Antonio Medeiros e Karol Beniz. Eles retomaram a construção do mapa de competências construído no primeiro encontro desta etapa do projeto e abordaram inovação, coragem e legado como caminhos para a conquista de oportunidades reais.
A consultora Karol Beniz reforçou a importância da construção de um legado para a consolidação da posição das mulheres nos negócios. “A reputação e o legado são o que falam por você quando você não está presente. Então, cuidar desses elementos é uma tarefa fundamental.”
Esta etapa do projeto adotou a metodologia MAPA (Mentoria, Autoconhecimento, Propósito e Ação), voltada ao desenvolvimento de competências de liderança, à incorporação de novas práticas de gestão e ao incentivo da inovação como estratégia de crescimento.

Participaram 11 empresárias industriais e líderes do setor, que compartilharam experiências e refletiram sobre desafios e oportunidades da presença feminina no ambiente produtivo. No primeiro encontro, os consultores apresentaram dinâmicas e exercícios para estimular a construção de competências pessoais e profissionais, promover o fortalecimento da identidade de liderança e preparar o grupo para o segundo encontro da trilha formativa.
Após o ciclo de reuniões, cada empresa participante terá acesso a três mentorias online, com duas horas de duração cada, conduzidas pelos consultores. Esses momentos servirão para esclarecer dúvidas, aprofundar os conteúdos e apoiar a aplicação prática das estratégias apresentadas.
A gestora do PROCOMPI no RN, Kesiane Santana, explica que esta etapa aprofunda os aprendizados já vivenciados pelas participantes em ações anteriores. “Essa é uma continuidade das formações anteriores do Ela Faz Indústria. Agora, este módulo trabalha a inovação: como esse grupo de líderes pode utilizar práticas inovadoras para transformar a indústria, com sensibilidade, engajamento e motivação. Serão dois encontros presenciais seguidos das mentorias individuais online”, afirmou.
Sobre o Procompi
O Procompi é uma iniciativa nacional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Sebrae, voltada ao fortalecimento de micro e pequenas indústrias. O programa promove cooperação entre empresas, transferência de conhecimento e adoção de práticas de inovação, transformação digital, sustentabilidade e Indústria 4.0